Quais as tendências em segurança informática para 2018

Quais as tendências em segurança informática para 2018

Estamos cada vez mais numa era em que todas as empresas são informatizadas e a ligação à internet faz parte do nosso dia a dia. Assim sendo, para se proteger um pouco melhor, apresentamos-lhe de seguida as tendências em segurança informática para 2018.

Desta forma, será muito mais simples precaver-se contra eventuais ataques informáticos que possam ocorrer.

Tendências de segurança informática para 2018 – Proteja a sua empresa

Garantir a segurança dos seus dados empresariais é uma obrigação de todos os empresários, pois um ataque informático pode trazer diversos problemas, que não se restringem apenas à perda de informação.

Um ataque informático, irá também ter repercussões ao nível dos seus clientes e da confiança que os mesmos têm na sua empresa.

Desta forma, conheça de seguida as tendências de segurança informática para 2018 e comece hoje mesmo a precaver-se.

1 – Ter mecanismos de criptografia

Este tipo de mecanismo permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros, garantindo que em caso de roubo de informação, a mesma não cai em “mãos alheias”.

Assim sendo, são utilizados algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados. A operação inversa é a decifração.

Embora possa parecer algo estranho, esta é realmente uma das tendências de segurança para este ano.

2 – Bons mecanismos de controlo de acessos

Pois bem, cada vez mais as empresas vão investir em mecanismos de controlo de acessos. Existem diferentes tipos de mecanismos, mas passwords seguros, acessos remotos realizados apenas por empresas credenciadas.

Além disso, é também possível implementar sistemas biométricos, tokens, firrewalls e cartões inteligentes.

3 – Backups totais e diários

Pois bem, se em 2017 os backups eram essenciais, em 2018 vão ser uma das maiores tendências de segurança informática.

Embora os mesmos não previnam qualquer tipo de ataque informático, garantem que no caso de existir algum ataque as suas informações estão totalmente salvaguardadas.

Nos dias de hoje isso é essencial, já que cerca de 69% das empresas que sofrem um ataque informático perdem a grande maioria dos seus documentos.

4 – Formação aos colaboradores

Um dos maiores meios de propagação de vírus e malwares nas empresas são os próprios funcionários.

Assim sendo, uma das maiores tendências de segurança informática para este ano vai ser a aposta em formação e alerta aos colaboradores sobre os emails e aplicações que estão instaladas.

Se os seus colaboradores tiverem algumas informações, será mais simples estarem preparados para qualquer eventualidade e não cometerem erros básicos como abrir emails de remetentes desconhecidos com links ou pastas que possam conter vírus.

5 – Bons antivírus

Cada vez mais a aposta nos antivírus vai ser essencial de forma a criar uma primeira barreira contra os vírus mais comuns.

Com o mesmo, pode fazer rastreios aos computadores de forma frequente, de modo a que os mesmos sejam analisados e todos os vírus removidos automaticamente.

Como vê, as tendências de segurança informática para 2018 são bastante simples de seguir. Se precisar de apoio em algum dos potos mencionados anteriormente, não hesite em contactar-nos.