Como melhorar o seu parque informático – 4 dicas

Como melhorar o seu parque informático – 4 dicas

Melhorar o parque informático é um dos principais objetivos de quem tem um negócio e depende das novas tecnologias para que o mesmo seja bem-sucedido.

Se esse é o seu caso, saiba desde já que é possível fazê-lo sem estar a precisar de investir fortunas (claro que também depende do que já tem implementado).

Se está a pensar nos próximos tempos fazer um upgrade ao seu parque informático, tanto a nível de hardware, software ou mesmo no que concerne a segurança informática, veja as nossas dicas.

Melhorar o parque informático: como o fazer com estas dicas

Na verdade, melhorar o parque informático pode significar várias coisas: mudar os computadores, melhorar os sistemas ou softwares, fazer um upgrade ao antivírus, mudar as estruturas internas e os processos…

Enfim, tudo o que torne a sua empresa informaticamente mais funcional pode ser considerado efetivamente uma melhoria. Veja então algumas dicas práticas para evitar problemas de maior.

1 – Tenha um excelente antivírus

A verdade é que nenhuma empresa está segura nos dias que correm. Existem ataques informáticos praticamente todos os dias.

Deste modo, o primeiro upgrade a fazer no seu parque informático é instalar um bom antivírus.

Lembre-se que existem versões pagas e gratuitas, por isso, opte sempre pelas versões pagas para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Além do antivírus, tente também instalar um antimalware.

2 – Faça uma manutenção proativa dos servidores

Na verdade, pode parecer algo simples, mas acredite que é essencial. A manutenção proativa dos servidores vai reformar a segurança e reduzir as paragens inesperadas.

Além disso, menos paragens, é igual a mais produtividade por parte dos seus colaboradores. É isso que quer correto?

3 – Controlo e backups são essenciais

Imagine que no decorrer do upgrade do seu parque informático alguma informação importante acaba por se perder?

Não é que seja algo comum, contudo, também não lhe podemos dizer que não é algo que pontualmente não aconteça.

Deste modo, uma boa forma de garantir as suas informações estão sempre protegidas contra eventuais ataques, passa por realizar o backup das mesmas em servidores físicos ou virtuais.

De forma a ter a certeza que não perde nenhuma informação, convém que os backups sejam realizados diariamente, salvaguardando assim qualquer problema.

4 – Troque equipamentos obsoletos

Uma boa forma de melhorar o parque informático, passa essencialmente por analisar quais são os equipamentos que tem (computadores, softwares, impressoras, faxes, sistemas de pagamentos, servidores…).

Depois de saber o que tem na sua empresa é possível verificar quais é que precisam de ser trocados.

Lembre-se que um servidor lento ou um computador que está constantemente a ter problemas, que se desliga ou demora eternidades a ligar, são um empecilho para o sucesso.

Privilegie equipamentos mais recentes e que efetivamente promovam o bom funcionamento e a produtividade dos seus colaboradores.

Se quer melhorar hoje mesmo o seu parque informático, solicite-nos um orçamento para que o possamos ajudar a tornar o seu negócio ainda mais rentável.