Manter o site atualizado pode prevenir ataques informáticos

Manter o site atualizado pode prevenir ataques informáticos

Nos dias que correm é extremamente simples criar um site e colocar um negócio online. Contudo, sabe que manter o site atualizado é algo que é imprescindível para prevenir diversos tipos de ataques informáticos?

Todos os dias milhares de sites são atacados, quer seja pelo simples roubo de informação, como pela possibilidade de propagação de vírus sempre que um utilizador acede ao mesmo.

Desta forma, é então cada vez mais importante não só manter o site da sua empresa atualizado, como também prevenir ataques ao seu computador oriundos de fontes desconhecidas.

Manter o site atualizado – Porque é importante para o negócio?

Sabia que existe quase um bilião de websites online? Pois é, um número impressionante que cresce diariamente. Só no último ano, este crescimento foi de 44%.

Posto isto, o WordPress é o maior CMS do mundo, e é utilizado por mais de 25% das empresas a nível mundial. Contudo, a verdade é que mais de 57% não atualiza os mesmos com a devida frequência.

E o que é que isso significa? Que mais de metade dos sites a nível mundial se encontra infetado com algum tipo de vírus, ou potencialmente já sofreu algum tipo de ataque virtual.

Muitas pessoas não sabem, mas os ataques de phishing ou de malware são muitas vezes provenientes de sites que foram previamente infetados com os vírus.

Quais os ataques mais comuns aos sites?

Outra questão importante a ter em mente é que uma das formas mais recorrentes de ataque aos websites, passa pelos ataques de força bruta.

E o que é que isso significa? Que a maior parte das empresas têm um nome de utilizador e password tão simples, que com meia dúzia de ataques os hackers conseguem aceder ao mesmo.

Neste caso, não só é preciso manter o site atualizado, como também é necessário reforçar o username e a password.

Contudo, não são só os ataques de força bruta que podem colocar o seu site em perigo. Na verdade, se não fizer as devidas atualizações ao mesmo (e aos próprios templates) está a deixar uma porta aberta para que hackers habilidosos consigam infiltrar vírus nos mesmos.

Com estas informações é possível perceber que a segurança na Internet é um assunto sério e que não pode nunca ser deixado em mãos alheias.

Deste modo, para minimizar esses riscos de ataques e vírus devido à exploração de vulnerabilidades, é essencial que as atualizações de software sejam efetuadas a tempo e horas e monitorizadas por profissionais.

Ao utilizar o serviço de criação e monitorização de websites, pode ficar tranquilo com a segurança do seu site, pois iremos analisar e monitorizar o mesmo, impedindo que ataques aconteçam de forma indesejada.

Se quiser saber um pouco melhor como é que funcionam os serviços de manutenção e prevenção de ataques informáticos, não só ao seu site como ao seu parque informático, não hesite em contactar-nos.