Portal
Como manter a sua informação protegida

Como manter a sua informação protegida

Cada vez mais é importante que enquanto empresário (e até mesmo como consumidor) mantenha a sua informação protegida.

 

Os ataques informáticos têm vindo a aumentar consideravelmente ao longo dos últimos anos, e isso levou a que cada vez mais, a segurança informática seja obrigatória, apoiando na proteção de um elevado número de informações que tem no seu computador ou em todo o parque informático da sua empresa.

 

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas, que o vão ajudar a manter a sua informação protegida, assim como o seu parque informático.

 

3 dicas para manter a sua informação protegida

 

Tal como dissemos anteriormente, cada vez mais a segurança informática numa empresa é essencial, de forma a prevenir danos que podem em muitos casos ser irreversíveis.

 

Se apostar seriamente nessa segurança, será muito mais simples encontrar-se protegido contra eventuais ataques informáticos e perdas de informações.

 

Conheça de seguida, algumas das nossas dicas, que o vão ajudar.

 

1 – Utilize um bom antivírus

 

Embora possa parecer uma dica estranha, os antivírus servem essencialmente para bloquear ataques informáticos indesejados.

 

Contrariamente ao que se possa pensar, muitas empresas optam por fazer download de um antivírus gratuito online, pensando assim que a informação ficará protegida.

 

No entanto, esta é uma ideia complemente incorreta. Os antivírus gratuitos, não são de todo a melhor opção quando de trata de manter a informação protegida da sua empresa.

 

Se pretende uma proteção eficaz, deve adquirir um bom antivírus, e correr semanalmente os seus scans de forma a analisar e eliminar todas as ameaças.

 

2 – Tenha backups online

 

Outra forma de manter a informação protegida, passa essencialmente por ter backups online de todos os documentos e softwares essenciais que tem instalados no seu computador.

 

Estes backups, permitem que em caso de ataques informáticos (como é o caso de Ransomwares) ou de “desastres” no seu computador (como por exemplo deixar o mesmo cair ao chão e ficar irrecuperável), possa ser possível recuperar todas as informações em menos de 15 minutos.

 

A Celerbit disponibiliza este tipo de serviço, juntamente com qualquer outro serviço informático, sendo a realização dos backups realizada diariamente. Desta forma, é possível recuperar praticamente todas as informações.

 

3 – Utilize protocolos de comunicação seguros

 

Nas suas comunicações deve utilizar protocolos seguros que utilizem métodos de criptografia nos seus acessos.

 

Desta forma, vai saber que todos as comunicações que sejam realizadas através do seu computador, são seguras e não podem ser intercetados por terceiros (e mesmo que sejam, estão encriptadas de forma a que não se consiga obter nenhum dado).

 

De forma a saber se está a utilizar os mesmos, fale com o seu informático ou com a empresa que lhe presta este tipo de serviços, em alternativa, solicite-nos um contacto que poderemos ajudá-lo com essa questão.

 

Agora que já sabe 3 dicas de como pode manter a sua informação protegida, pondere seriamente a otimização da segurança do seu parque informático.

 

Acredite que em caso de necessidade, será uma mais valia essencial, para que não perca tempo e informações relevantes para o seu negócio.

 

Se precisar de algum tipo de informação adicional ou a realização de um orçamento à sua medida, não hesite em contactar-nos.

Leave a Reply