
Como se recuperar de um ataque de Ransomware
Cada vez mais é comum ouvirmos casos de empresas que foram vitimas de um ataque de Ransomware, e que devido ao mesmo acabaram por ter imensos problemas de segurança e de perda de informações essenciais.
No entanto, contrariamente ao que inúmeras empresas julgam, é possível recuperar deste tipo de ataques. Como é óbvio, deve antecipadamente estar preparado.
Hoje iremos explicar-lhe o que tem de fazer, de forma a poder recuperar de um ataque de Ransomware e reaver toda a informação que foi perdida ou bloqueada.
É possível a recuperação de ficheiros depois de um ataque de Ransomware?
De forma simples, o Ransomware é um tipo de malware que bloqueia o seu acesso ao computador e/ou a alguns arquivos que sejam infetados pelo mesmo.
Por norma, o que acontece, é que a pessoa que lhe infeta o computador com este malware, pode pedir-lhe algum dinheiro de forma a que possa (eventualmente) recuperar os ficheiros danificados.
No entanto, apesar de imensas empresas pagarem os valores pedidos, os ficheiros não voltam a estar disponíveis.
Assim sendo, como é que é possível recuperar os ficheiros depois de um ataque de Ransomware?
De forma simples e prática a resposta vem na forma de outra pergunta: “Tem backups dos seus computadores?”.
Pois bem, a única forma de recuperar as informações que foram danificadas com este tipo de ataque, passa simplesmente por aceder ao backup dos seus documentos e restaurar os mesmos.
Como é óbvio, para isso terá de ter um serviço de informática subcontratado que garanta que diariamente o backup de todas as informações do seu parque informático, fazendo com que as mesmas sejam facilmente recuperáveis.
A Celerbit, além de todos os serviços de assistência e manutenção informática, disponibiliza o backup diário de todas as informações contantes nos computadores do seu parque informático.
Não tenho backups do meu computador, e agora?
Tal como indicámos anteriormente, se não tiver nenhum backup online ou offline dos seus arquivos, não é possível recuperar as informações que possa eventualmente ter perdido no decorrer de um ataque de Ransomware.
No entanto, deixamos-lhe algumas dicas para que se possa precaver desse tipo de ataques.
- Comece desde já a realizar backups de todos os dados (seja para um servidor virtual ou físico, disco rígido, pen…);
- Mantenha o antivírus de todo o seu parque informático atualizado;
- Faça checkups regulares ao seu computador (basta para isso correr o antivírus que o mesmo deteta se está alguma coisa irregular no seu computador);
- Mantenha o sistema operacional e todos os softwares instalados atualizados;
- Não transfira nenhum software de sites não oficiais;
- Cuidado ao carregar em links de emails desconhecidos ou fazer download dos mesmos (esta é uma das formas mais comuns de ver o seu computador infetado);
Agora que já sabe como se recuperar e se prevenir de um ataque de Ransomware, comece desde já a apostar na segurança do parque informático da sua empresa.
Se precisar de algum esclarecimento adicional, ou a realização de um orçamento feito à sua medida, não hesite em contactar-nos.