Como se recuperar de um ataque de Ransomware

Como se recuperar de um ataque de Ransomware

Cada vez mais é comum ouvirmos casos de empresas que foram vitimas de um ataque de Ransomware, e que devido ao mesmo acabaram por ter imensos problemas de segurança e de perda de informações essenciais.

 

No entanto, contrariamente ao que inúmeras empresas julgam, é possível recuperar deste tipo de ataques. Como é óbvio, deve antecipadamente estar preparado.

 

Hoje iremos explicar-lhe o que tem de fazer, de forma a poder recuperar de um ataque de Ransomware e reaver toda a informação que foi perdida ou bloqueada.

 

É possível a recuperação de ficheiros depois de um ataque de Ransomware?

 

De forma simples, o Ransomware é um tipo de malware que bloqueia o seu acesso ao computador e/ou a alguns arquivos que sejam infetados pelo mesmo.

 

Por norma, o que acontece, é que a pessoa que lhe infeta o computador com este malware, pode pedir-lhe algum dinheiro de forma a que possa (eventualmente) recuperar os ficheiros danificados.

 

No entanto, apesar de imensas empresas pagarem os valores pedidos, os ficheiros não voltam a estar disponíveis.

 

Assim sendo, como é que é possível recuperar os ficheiros depois de um ataque de Ransomware?

 

De forma simples e prática a resposta vem na forma de outra pergunta: “Tem backups dos seus computadores?”.

 

Pois bem, a única forma de recuperar as informações que foram danificadas com este tipo de ataque, passa simplesmente por aceder ao backup dos seus documentos e restaurar os mesmos.

 

Como é óbvio, para isso terá de ter um serviço de informática subcontratado que garanta que diariamente o backup de todas as informações do seu parque informático, fazendo com que as mesmas sejam facilmente recuperáveis.

 

A Celerbit, além de todos os serviços de assistência e manutenção informática, disponibiliza o backup diário de todas as informações contantes nos computadores do seu parque informático.

 

Não tenho backups do meu computador, e agora?

 

Tal como indicámos anteriormente, se não tiver nenhum backup online ou offline dos seus arquivos, não é possível recuperar as informações que possa eventualmente ter perdido no decorrer de um ataque de Ransomware.

 

No entanto, deixamos-lhe algumas dicas para que se possa precaver desse tipo de ataques.

 

  • Comece desde já a realizar backups de todos os dados (seja para um servidor virtual ou físico, disco rígido, pen…);
  • Mantenha o antivírus de todo o seu parque informático atualizado;
  • Faça checkups regulares ao seu computador (basta para isso correr o antivírus que o mesmo deteta se está alguma coisa irregular no seu computador);
  • Mantenha o sistema operacional e todos os softwares instalados atualizados;
  • Não transfira nenhum software de sites não oficiais;
  • Cuidado ao carregar em links de emails desconhecidos ou fazer download dos mesmos (esta é uma das formas mais comuns de ver o seu computador infetado);

 

Agora que já sabe como se recuperar e se prevenir de um ataque de Ransomware, comece desde já a apostar na segurança do parque informático da sua empresa.

 

Se precisar de algum esclarecimento adicional, ou a realização de um orçamento feito à sua medida, não hesite em contactar-nos.