fbpx
Quais as principais diferenças entre um data center físico e o cloud?

Quais as principais diferenças entre um data center físico e o cloud?

São muitos os empresários que não sabem ao certo quais as diferenças entre um data center físico e o cloud.

Pois bem, a verdade é que existem diferenças significativas, e hoje iremos explicar-lhe quais são as mesmas de forma a facilitar o seu processo de escolha. Perceba tudo de seguida.

Data center físico e cloud – Quais as principais diferenças

A tecnologia da informação tem sofrido uma evolução constante ao longo dos anos, e hoje as mesmas são uma fonte de diferenciação e de estratégia a nível empresarial, já que praticamente todas as empresas têm setores de TI (ou pelo menos utilizam computadores no seu dia a dia).

Independentemente do tipo de negócio o data center é responsável por garantir o correto funcionamento da sua área de TI. E, em relação a essa questão, existem 2 tipos por onde pode optar: data center físico e cloud computing.

Perceba de seguida as diferenças entre ambas as opções de forma a perceber qual a mais vantajosa para o seu negócio.

1 – Data center físico

Pois bem, um data center físico é um conjunto de redes, servidores, mainframes, routers, cabos e outros hardwares essenciais ao funcionamento da empresa, e que se encontram diretamente instalados em alguma parte da sua empresa.

Normalmente, a empresa é que é responsável pela aquisição, manutenção e atualização dos servidores e todos os outros equipamentos, bem como pelo espaço necessário para que o mesmo possa ser inserido na empresa.

Apesar dos riscos que este tipo de sistema comporta, a verdade é que a grande maioria dos empresários, julga que os mesmos são os mais seguros e que com os mesmos debaixo da sua alçada, é mais simples manter todo o controlo dos mesmos.

2 – Data Center Cloud

O Cloud computing já é algo um pouco mais abstrato de descrever, já que o mesmo se encontra hospedado numa “nuvem”.

Assim sendo, em vez de investir numa infraestrutura física, os servidores são hospedados na nuvem, fora das instalações. Trata-se de um ambiente virtual com acesso e funcionamento em tempo real — porém, com uma rede de servidores espalhada por várias regiões.

Os mesmos por norma são configurados por especialistas que ajustam o mesmo às suas necessidades.

Quais as principais diferenças entre ambos?

Pois bem, de forma geral, é possível dizer que um data center cloud lhe permite obter uma maior flexibilidade, assim como a possibilidade de escalar o mesmo de acordo com as suas necessidades sem precisar de fazer um investimento muito grande.

Além disso, os dados são distribuídos de forma uniforme em diversos servidores, e no caso de um falhar, não corre o risco de perder os seus dados.

A segurança é também um dos pontos a ter em conta, já que os data center físicos, contrariamente ao que possa pensar, são bastante mais simples de serem hackeados.

Como vê, existem algumas diferenças significativas, por isso, antes de optar por um data center físico ou em cloud fale connosco para o ajudarmos a tomar a melhor decisão para o seu negócio.