
Existem diversos tipos de backups – Será que os conhece?
A verdade é que a grande maioria das empresas julga que existe apenas uma tipologia de backups e não sabem muito bem como é que o mesmo funciona.
Contudo, na verdade existem diversas tipologias de backups e hoje iremos explicar-lhe um pouco melhor como é que funciona cada uma delas de modo a poder escolher a melhor opção para a sua empresa.
Diferentes tipos de backups que pode implementar na sua empresa
Nas empresas de qualquer tamanho ou área de negócio, o backup dos dados é de extrema importância uma vez que a perda de alguma informação pode comprometer a continuidade do negócio.
O termo backup tornou-se nos últimos anos sinónimo de proteção de dados e o mesmo pode ser realizado de diversas formas. Contudo, a verdade é que utilizar um tipo de backup inadequado pode resultar em grandes janelas de backup, gastos excessivos com o trabalho operacional e alto risco da perda dos dados. Conheça de seguida as diversas tipologias existentes.
1 – Backup completo
Como o próprio nome diz, o backup completo faz cópias de todos dados para um dispositivo físico ou virtual. Se uma empresa tiver como política uma realização diária de backups, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não.
As principais vantagens são:
- Todos os estados estão num único dispositivo;
- Maior simplicidade em recuperar dados sem risco de perdas de informação.
As principais desvantagens são:
- A realização do backup é feita de forma mais lenta;
- Precisa de mais espaço de armazenamento;
2 – Backup incremental
O backup incremental trata-se da cópia de todos os dados que foram modificados desde a realização do último backup. Desta forma, apenas são copiados os dados alterados ou criados desde o último backup.
As principais vantagens são:
- É copiada uma quantidade significativamente mais pequena de dados;
- Maior rapidez no backup;
As principais desvantagens são:
- Pode ser mais complicado recuperar os dados;
- Trata-se de um processo mais lento;
3 – Backup Diferencial
A operação de backup diferencial é em semelhante a um incremental pelo menos da primeira vez que a mesma é realizada. O mesmo vai copiar todos os dados alterados desde o backup anterior.
Contudo, cada vez que é executado após o primeiro backup, vão ser copiados todos os dados alterados desde o backup completo anterior e não com relação ao último backup.
As principais vantagens são:
- É relativamente rápido de ser feito o backup dos serviços;
- Ocupa uma área relativamente mais pequena que um backup completo;
- Recuperação de dados mais rápida
As principais desvantagens são:
- Pode haver alguma dificuldade ou perde de alguns dados de backup.
Como vê, estes são os 3 tipos de backup existentes, e pelos quais a sua empresa pode optar. Obviamente que todos têm vantagens e desvantagens, mas o maior importante é que a sua empresa escolha a melhor alternativa tendo em conta o volume de dados que são criados diariamente.
Se precisar de apoio na escolha do melhor tipo de backup para si, não hesite em contactar-nos.