
Quais são os principais mitos da subcontratação de outsourcing de TI
Outsourcing significa em inglês uma fonte externa, sendo que a nível empresarial, este conceito passa por contratar uma empresa ou alguém que seja especializado em determinado assunto que não seja o negócio principal da empresa.
Quando isto acontece, o principal intuito das empresas é manter ou aumentar de forma significativa a qualidade dos produtos ou serviços que oferecem.
Uma vez que estamos numa era cada vez mais digital, os serviços de IT ganham uma nova importância para os negócios, já que praticamente todas as empresas se encontram informatizadas.
Apresentamos-lhe de seguida alguns dos mitos mais comuns relativamente ao outsourcing de TI.
Subcontratação de outsourcing de TI – 3 mitos atuais
Muitos especialistas na área são unânimes em afirmar que o outsourcing passou por uma “crise existencial” nos últimos anos, essencialmente porque era visto pelas empresas como a solução “mágica” para as ineficiências de TI das empresas.
Assim sendo, mostramos-lhe de seguida alguns mitos que ainda se mantém.
1 – Não aumenta a qualidade e não é uma vantagem competitiva
A verdade é que a implementação de uma infraestrutura de ponta em tecnologia é inviável à maioria das organizações, graças aos altos custos com compra de soluções, ferramentas, licenças, gastos com formação e manutenção, etc.
Contudo, as empresas especialistas em informática, estão dotadas das melhores ferramentas e softwares, garantindo que a qualidade do serviço prestado é muito superior ao que seria se tivesse um departamento de informática interno.
2 – Não reduz custos
Este é um dos principais mitos no que concerne o outsourcing de TI. A verdade é que é possível reduzir os custos de forma significativa, seja no que concerne à mão de obra (já que não irá necessitar de fazer um processo de recrutamento demorado nem necessita de pagar mais um ordenado) como à aquisição de softwares.
Há, ainda, reduções de custos indiretos. Como a empresa contrata especialistas nas novas tecnologias as mesmas vão permitir um aumento da eficiência, através de inúmeras automatizações, culminado no aumento da produtividade das equipas.
3 – Vão continuar a ocorrer falhas
A verdade é que nenhuma empresa no mundo está 100% livre de falhas.
Contudo, quando o assunto é disponibilidade de sistema, cada minuto tem um valor inestimável. Desta forma, ter profissionais capacitados, sempre a postos para a correção de falhas, é fundamental para o correto funcionamento da sua empresa. Essa virtude está sempre presente nas melhores empresas especializadas em outsourcing de TI.
De forma simples, é então possível dizer que o outsourcing de TI resulta num maior controlo do orçamento, uma vez que todas as despesas da área de tecnologia se tornam mais previsíveis, refletidas nos contratos entre empresa-mãe e contratada.
Se o seu negócio está a precisar ter maior controlo sobre o orçamento de TI, talvez esteja em um bom momento para pensar nessa estratégia.
Se precisar de algum apoio ou orçamento, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.