Erros mais comuns das empresas na área digital

Erros mais comuns das empresas na área digital

Estamos numa altura em que a área digital é praticamente indispensável ao correto desenvolvimento e funcionamento de uma empresa, contudo, a verdade é que muitos empresários cometem ainda imensos erros neste sentido.

Por isso, hoje resolvemos abordar esta temática e explicar-lhe alguns erros de marketing digital que poderá estar a cometer e que podem estar a influenciar negativamente o seu negócio.

Erros das empresas na área digital – quais os principais

Não estar presente nos motores de busca é um erro que muitas empresas ainda cometem, mas, existem muitos outros que iremos abordar de seguida.

1 – Usar o chat do Facebook para vender

Sejamos realistas, ninguém gosta de receber uma mensagem de uma empresa que não conhece, a oferecer um produto ou serviço que não tem o mínimo interesse para quem está a receber a mensagem.

As redes sociais são sim uma ótima ferramenta para melhorar o relacionamento com o cliente, contudo, devem ser utilizadas de forma razoável e com a devida moderação.

2 – Fazer campanhas de email marketing com bases de dados compradas

Muitas empresas cometem este erro, e o mesmo pode acabar com a reputação de qualquer negócio.

Tenha em mente, que a partir de dia 28 de maio, com a entrada em vigor da nova lei de proteção de dados, a utilização indevida dos dados do consumidor sem a sua autorização expressa, pode dar direito a multas (e acredite que as mesmas são bastante pesadas);

3 – Investir em campanhas pagas sem conhecer o target

A verdade é que criar uma campanha de Facebook ou Adwords não é algo excessivamente complicado para quem tenha alguns conhecimentos do funcionamento destas plataformas.

No entanto, os principais erros passam essencialmente por criar campanhas sem que conheçam o target, e tentar vender produtos os serviços diferenciados com um único anúncio que redireciona para a página principal.

4 – Não ter uma estratégia digital

Estar presente na internet sem ter uma estratégia é sem qualquer dúvida um dos principais erros na área digital que muitas empresas cometem.

Se quer estar online, tem de saber o que quer alcançar e sem ter uma estratégia definida para alcançar esses objetivos que definiu, de outra forma é sem dúvida estar a investir dinheiro sem grande retorno.

5 – Não ter um site responsivo

Se até agora ter um site responsivo era opcional, com a mudança de algoritmo que o Google irá implementar, isto passa a ser obrigatório.

2017 foi o primeiro ano em que o tráfego mobile foi superior ao tráfego através de desktop, isso quer dizer eu as pessoas acedem cada vez mais aos sites através de dispositivos móveis do que de computadores.

Se o seu site não é responsivo, os consumidores não o vão conseguir ver corretamente através do smartphone, e o google irá desclassificar o seu ranking.

Estes são apenas 5 dos muitos erros que as empresas cometem no que concerne a área digital, por isso, se a sua empresa está a comete-los é importante que olhe atentamente para alternativas.