
Já ouviu falar do cloud broker? Saiba o que é
O mercado do cloud computing está cada vez mais competitivo, e diariamente dezenas de empresas entram na disputa por este tipo de serviços.
Desta forma, os gestores de TI têm um enorme número de opções na hora de escolher, o que muitas vezes pode tornar o processo de escolha ainda mais complicado.
Como escolher o melhor serviço de cloud computing é algo que precisa ser realizado com clareza, é nesse contexto que o cloud broker entra.
Se ainda não sabe do que se trata, não se preocupe que iremos explicar-lhe tudo de seguida.
O que é efetivamente um cloud broker e porque é que é tão importante
De forma simples, o cloud broker é um intermediário de serviços cloud (podendo ser uma pessoa ou uma empresa) que agrega valor aos serviços em nome do consumidor.
Resumidamente é alguém que vai intermediar a aquisição de um serviço entre o vendedor e o comprador. Neste momento deve estar a pensar porque é que um cloud broker é tão importante afinal?
Pois bem, à medida que o cloud computing evolui, as ações de integração de novos serviços, assim como a gestão das estruturas ficam cada vez mais complexas, sendo complicado a sua implementação sem ajuda profissional.
Desta forma, o cloud broker pode ser uma solução estratégica para as empresas.
O papel mais importante de um Cloud Broker é justamente auxiliar quem precisa desta tipologia de serviços a escolher o fornecedor e a gama de serviços mais adequados às suas verdadeiras necessidades, gerindo também o uso, o desempenho e a entrega de serviços.
Quais são as vantagens de utilizar um cloud broker?
Pois bem, a verdade é que existem diversas vantagens associadas a um cloud broker, sendo as mesmas as seguintes.
1 – Disponibiliza diversos tipos de serviços
A empresa pode usufruir de diversos tipos de serviços que são específicos de um determinado fornecedor, pagando apenas por aquilo que utiliza.
Além disso, terá acesso a recursos e ferramentas que, comumente, não estão disponíveis para todos, mas que são bastante desejáveis.
2 – Oferece suporte na migração
O Cloud Broker não só vai auxiliar a empresa a escolher o melhor serviço cloud para as suas necessidades, como vai oferecer suporte total na criação de uma infraestrutura coerente, segura e integrada, participando ativamente do processo de transferência dos dados e sistemas para a cloud.
3 – Garante imparcialidade
Empresas e profissionais que atuam como Cloud Broker são imparciais, não tendo vínculo com nenhum fornecedor de cloud específico. Isso vai garantir que a escolha dos fornecedores seja feita pelas experiências, ferramentas e recursos que oferecem e não porque ganham algo com sua indicação.
4 – Reduz custos
Tal como dissemos anteriormente, um Cloud Broker pode oferecer à empresa muito mais do que o intermédio na escolha do fornecedor cloud.
Pode combinar também serviços que contribuam para um melhor custo-benefício, reunindo diferentes fornecedores que disponibilizam as melhores funcionalidades a preços competitivos para o negócio.
Agora que já sabe o que é um cloud broker e porque é que é tão importante, antes de contratar um serviço de cloud computing, verifique esta alternativa.