A manutenção informática faz realmente falta numa empresa?

A manutenção informática faz realmente falta numa empresa?

Cada vez mais empresas optam por garantir a manutenção informática de todos os seus dispositivos.

Quer sejam computadores, periféricos, impressoras ou qualquer outro tipo de dispositivo, a manutenção preventiva dos mesmos faz com que seja possível uma maior durabilidade.

Um computador que seja frequentemente analisado, e cujos despistes através dos antivírus sejam feitos pelo menos uma vez por semana, têm muito menor probabilidade de avariarem de um dia para o outro do que um computador que nunca é analisado.

Desta forma, respondendo à questão “A manutenção informática faz realmente falta numa empresa?” a resposta é Sim.

Iremos explicar-lhe tudo de seguida.

A importância da manutenção informática numa empresa

Todas as empresas dependem em igual percentagem dos trabalhadores e de todos os dispositivos tecnológicos que são utilizados pelos mesmos para desenvolver o trabalho.

Posto isto, a importância da manutenção dos computadores para a empresa é extrema, sendo que esse ponto atrai a atenção dos responsáveis de forma a assegurar que todos os produtos estejam íntegros e sirvam de apoio ao profissional que necessita dos mesmos para realizar o seu trabalho.

A grande maioria das empresas trabalha tendo por base 3 tipos de manutenção informática:

  • Manutenção preventiva – É a manutenção direcionada para problemas que não comprometeram o produto ou não causaram ainda um impacto negativo. Ou seja, é um processo de prevenção dos erros, abrangendo a substituição de peças comprometidas e outros pontos.
  • Manutenção corretiva – A manutenção corretiva é a mais conhecida e solicitada, afinal, parte do erro já foi identificado pelo utilizador. Com ela, é preciso entender a origem do problema, realizar testes e identificar formas de a solucionar, formando um diagnóstico final que irá depois ser resolvido.
  • Manutenção preditiva – A manutenção preditiva funciona também na base da prevenção, considerando componentes que possam ser trocados e peças que possam ser verificadas e testadas. Porém, um detalhe é que esse tipo de manutenção parte do princípio Maximum Time Between Failures – MTBF, ou seja, do tempo máximo entre as falhas dos diversos componentes.

Como vê, a manutenção informática é importante para o seu negócio. Na Celerbit trabalhamos tendo por base a manutenção preventiva, uma vez que do nosso ponto de vista é a que se justifica tendo em conta que a maior parte das empresas não tem capital para deixar os erros ocorrerem (pois o dinheiro perdido devido a erros é bastante elevado).

Vantagens de optar pela manutenção informática?

Pois bem, além de tudo o que foi descrito anteriormente, existem mais algumas vantagens associadas ao fato de optar pela manutenção do seu parque informático.

As principais são:

  • Redução de custos com pessoal e softwares
  • Atendimento personalizado
  • Consultoria informática
  • Backup e monitorização regular
  • Maior custo-benefício considerando a ausência de novas compras e, ainda, garantia de um equipamento em pleno funcionamento.

Como vê, é efetivamente importante tratar da manutenção do seu parque informático, pois só dessa forma consegue garantir o pleno funcionamento do seu negócio.