Boas práticas para ter uma infraestrutura de TI
utilizada para praticamente todas as atividades de um negócio e faz parte da sua própria infraestrutura de TI.
Seja para partilhar tarefas com os colaboradores, falar com clientes e fornecedores, pagamentos… entre todas as outras atividades que são inerentes a uma empresa.
Hoje em dia, todas as empresas podem manter-se competitivas com recurso a uma boa infraestrutura de TI, e por esse motivo deixamos-lhe algumas dicas para ter a sua 100% funcional.
01 – Conheça 3 boas práticas
Existem várias alternativas para uma infraestrutura de TI nomeadamente o cloud computing, a integração de dados, o big data, inteligência artificial… enfim, todos os dias existem novas aplicações que pode implementar. Contudo, as dicas que lhe deixamos, servem para que conseguia planear corretamente a sua.
1 – Planeamento de gestão
A área de TI é um setor independente dentro de uma empresa, por isso, uma falha na mesma, afeta todas as áreas do seu negócio. Desta forma, a sua gestão deve ser planeada de forma sistemática.
Para realizar uma gestão eficiente, necessita conhecer todas as soluções e ferramentas que a sua empresa utiliza para realizar as suas operações, assim como os pontos fortes e fracos da sua infraestrutura.
Se alinhar os objetivos das TIC com os objetivos da empresa, vai ser possível cumprir todas as expectativas do seu negócio.
2 – Atualização constante
A tecnologia tem evoluído de forma constante e todos os dias surgem novas soluções e ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a eficiência geral da sua empresa e conseguir obter melhores resultados.
Desta forma, é preciso procurar pelas melhores alternativas que as novas tecnologias têm para lhe oferecer.
Esta atualização constante também garante que a empresa estará protegida contra ataques orquestrados por cibercriminosos, já que boa parte desses crimes é cometida com a utilização de brechas encontradas pela falta de atualização de hardware e software.
3 – Parceiros especialistas
A verdade é que qualquer pequena infraestrutura de TI pode ser composta por uma série de tecnologias de alta complexidade, o que dificulta a criação de uma equipa de colaboradores que possa lidar com todos os desafios impostos pela estrutura e pela sua própria manutenção.
Uma das alternativas mais utilizadas pela maioria das empresas e considerada uma das boas práticas em TI, passa por procurar parcerias ou serviços de outsourcing que sejam capazes de lidar com obstáculos específicos, como empresas especializadas em segurança, redes, armazenamento, entre outras atividades-chave da TI.
Isso garante um serviço especializado, prestado por profissionais com grande know-how em cada assunto, sem haver a necessidade de contratar diversos colaboradores e manter uma grande equipa.
Estas são apenas 3 das muitas práticas que pode implementar para garantir que a sua infraestrutura de TI está efetivamente a ser uma mais valia para o seu negócio. Lembre-se que ter um bom parque informático, pode ser uma vantagem competitiva para o negócio.