
5 dicas para manter o parque informático protegido
Cada vez mais, devido ao avanço das tecnologias, é essencial saber como manter o parque informático protegido contra potenciais ataques informáticos, mas também contra vírus e malwares.
Desta forma, hoje resolvemos dar-lhe algumas dicas simples que pode colocar em prática com a maior brevidade, e que o vão ajudar a manter os computadores da sua empresa livres de perigo.
5 dicas simples para manter um parque informático protegido
Estar ciente de que qualquer parque informático pode ser alvo de um ataque, é meio caminho andado para começar a proteger o mesmo.
Assim sendo, hoje deixamos-lhe dicas muito simples, que pode passar aos seus colaboradores de forma a evitar problemas de maior.
1 – Tenha sistemas de antivírus e antispywares
Tenha em mente que um antivírus pode não ser o único responsável pela segurança do computador, mas com toda a certeza, é um dos primeiros passos a dar para quem deseja manter o parque informático protegido.
Outra ajuda imprescindível são os antispywares, já que os mesmos são responsáveis por executar varreduras no computador com o objetivo de tentar eliminar do sistema spywares, ou seja, programas disseminados por hackers que têm como principal intuito recolher informações pessoais.
2 – Mantenha o sistema operativo atualizado
Quando o sistema operativo ou um programa que tem instalado no computador está desatualizado é muito mais fácil para os hackers conseguirem infiltrar-se no mesmo.
Desta forma, uma boa maneira de aumentar o seu nível de proteção, passa por manter o sistema operativo e os softwares sempre atualizados.
As atualizações podem ser configuradas para serem realizadas automaticamente ou mesmo feitas manualmente – quando você desejar.
3 – Cuidado com download
Contrariamente ao que a grande maioria das pessoas julga, os downloads são um dos grandes motivos de inserção de vírus nos parques informáticos.
Por vezes, quando está à procura de algo em específico para fazer download, o link para descarregar essa aplicação pode conter vírus que vai ser descarregado para o computador.
Desta forma, mesmo que todos os passos tenham sido feitos corretamente, preste atenção a todos os softwares adicionais que o programa indica durante a instalação.
Evite aceitar tudo durante o processo. Mesmo que não tenham vírus ou malwares, os programas adicionais podem diminuir a eficácia da máquina e deixá-la mais suscetível a ataques.
4 – Não aceda a links desconhecidos
Seja um email, sites, chats, ou praticamente tudo o que se tem acesso na internet, pode estar por vezes com algum link de caráter malicioso.
Desta forma, nunca aceda a links que não conhece ou que sejam enviados por emails cujos remetentes não sejam fidedignos.
5 – Navegue em sites de confiança
É comum, principalmente quando se recorre a motores de busca, ser encaminhado para sites desconhecidos (sejam eles de compras, de vídeos, ou outras ações).
Acredite que na grande maioria das vezes, estes sites estão carregados de vírus, cujo principal intuito é infetar computadores.
Desta forma é essencial ter alguns cuidados extra.
Agora que já sabe 5 dicas simples que pode passar aos seus colaboradores, manter o seu parque informático protegido é mais simples.