Cibersegurança – O que precisa de saber para se proteger de ataques virtuais
Cada vez mais a cibersegurança é importante para as empresas, uma vez que os ataques informáticos provenientes de cibercriminosos ou hackers tem aumentado de forma constante.
Assim sendo, se quer garantir que o seu negócio está seguro, é importante perceber de antemão quais são as suas vulnerabilidades, pois apenas dessa forma consegue atuar de forma pró-ativa.
Conheça de seguida algumas dicas simples que pode implementar para melhorar a sua proteção.
Cibersegurança – A melhor forma de se proteger de ataques online
Pode parecer estranho, contudo, a melhor forma de se proteger online, passa por pensar como se fosse um hacker.
As ameaças à segurança de qualquer empresa, não só levam a que haja uma diminuição da potencialidade dos negócios, como também na própria notoriedade e credibilidade da empresa.
Deste modo, planear corretamente a prevenção online, é meio caminho andado para conseguir levar o seu negócio a bom porto, através das melhores estratégias de cibersegurança.
Cada vez mais os ciberataques são polifórmicos, altamente mutáveis e facilmente os atacantes conseguem controlar o ataque remotamente.
Nesse sentido é importante estar consciente das ameaças e perigos digitais, de modo a implementar mecanismos de proteção e saber agir em momentos mais críticos. E são essas dicas que lhe iremos dar de seguida.
1 – Invista num excelente antivírus
A verdade é que os antivírus são o primeiro ponto de segurança de qualquer computador, e por isso é importante que não descure do mesmo.
Pode até pensar em primeira instância que é dinheiro mal gasto, contudo, se pensar no que pode eventualmente acontecer, e no dinheiro que pode perder, acredite que compensa em larga escala.
2 – Dê formação os seus colaboradores
Outro ponto importante é ter em mente que muitas vezes a prevenção é a melhor forma de proteção.
Assim sendo, uma excelente forma de salvaguardar a cibersegurança da sua empresa passa por dar formação a todos os seus colaboradores.
Contrate uma empresa de informática e faça uma formação geral para todos os funcionários. Lembre-se que basta um deles fazer algo indevido para todo o parque informático ficar desprotegido.
3 – Tenha serviços de desempenho e segurança no seu site
Qualquer empresa que tenha um site e ainda não tenha instalado um aprimorador de desempenho, deveria cogitar fazê-lo agora mesmo.
Esses serviços tomam a dianteira do seu site e impedem que invasores mal-intencionados adulterem o seu conteúdo ou tirem o seu site do ar.
4 – A segurança dos smartphones também é importante
Num mundo em que qualquer pessoa tem um smartphone que liga a qualquer rede de wi-fi, é importante ter cuidado com a segurança do mesmo.
Isto acontece, não só porque estes dispositivos são muito mais vulneráveis a um ataque, mas também porque ao serem atacados podem facilmente colocar em risco qualquer rede informática à qual se liguem.
Deste modo, se os seus colaboradores se ligam à rede da empresa, garanta que os mesmos usam proteção no smartphone.
Estes são apenas 4 dicas para melhorar a cibersegurança da sua empresa. Acredite que fazem realmente a diferença.