Cibersegurança – O que precisa de saber para se proteger de ataques virtuais

Cibersegurança – O que precisa de saber para se proteger de ataques virtuais

Cada vez mais a cibersegurança é importante para as empresas, uma vez que os ataques informáticos provenientes de cibercriminosos ou hackers tem aumentado de forma constante.

Assim sendo, se quer garantir que o seu negócio está seguro, é importante perceber de antemão quais são as suas vulnerabilidades, pois apenas dessa forma consegue atuar de forma pró-ativa.

Conheça de seguida algumas dicas simples que pode implementar para melhorar a sua proteção.

Cibersegurança – A melhor forma de se proteger de ataques online

Pode parecer estranho, contudo, a melhor forma de se proteger online, passa por pensar como se fosse um hacker.

As ameaças à segurança de qualquer empresa, não só levam a que haja uma diminuição da potencialidade dos negócios, como também na própria notoriedade e credibilidade da empresa.

Deste modo, planear corretamente a prevenção online, é meio caminho andado para conseguir levar o seu negócio a bom porto, através das melhores estratégias de cibersegurança.

Cada vez mais os ciberataques são polifórmicos, altamente mutáveis e facilmente os atacantes conseguem controlar o ataque remotamente.

Nesse sentido é importante estar consciente das ameaças e perigos digitais, de modo a implementar mecanismos de proteção e saber agir em momentos mais críticos. E são essas dicas que lhe iremos dar de seguida.

1 – Invista num excelente antivírus

A verdade é que os antivírus são o primeiro ponto de segurança de qualquer computador, e por isso é importante que não descure do mesmo.

Pode até pensar em primeira instância que é dinheiro mal gasto, contudo, se pensar no que pode eventualmente acontecer, e no dinheiro que pode perder, acredite que compensa em larga escala.

2 – Dê formação os seus colaboradores

Outro ponto importante é ter em mente que muitas vezes a prevenção é a melhor forma de proteção.

Assim sendo, uma excelente forma de salvaguardar a cibersegurança da sua empresa passa por dar formação a todos os seus colaboradores.

Contrate uma empresa de informática e faça uma formação geral para todos os funcionários. Lembre-se que basta um deles fazer algo indevido para todo o parque informático ficar desprotegido.

3 – Tenha serviços de desempenho e segurança no seu site

Qualquer empresa que tenha um site e ainda não tenha instalado um aprimorador de desempenho, deveria cogitar fazê-lo agora mesmo.

Esses serviços tomam a dianteira do seu site e impedem que invasores mal-intencionados adulterem o seu conteúdo ou tirem o seu site do ar.

4 – A segurança dos smartphones também é importante

Num mundo em que qualquer pessoa tem um smartphone que liga a qualquer rede de wi-fi, é importante ter cuidado com a segurança do mesmo.

Isto acontece, não só porque estes dispositivos são muito mais vulneráveis a um ataque, mas também porque ao serem atacados podem facilmente colocar em risco qualquer rede informática à qual se liguem.

Deste modo, se os seus colaboradores se ligam à rede da empresa, garanta que os mesmos usam proteção no smartphone.

Estes são apenas 4 dicas para melhorar a cibersegurança da sua empresa. Acredite que fazem realmente a diferença.