Portal
Windows Vista – O fim aproxima-se

Windows Vista – O fim aproxima-se

A Microsoft anunciou que a partir de dia 11 de abril de 2017, o suporte ao Windows Vista vai ser definitivamente descontinuado.

 

Se você é uma das poucas pessoas que ainda utiliza esta versão do sistema operativo, tem definitivamente que encontrar uma opção melhor, pois o mesmo irá deixar completamente de ser apoiado pela Microsoft.

 

Depois de dia 11 de abril, a Microsoft não irá mais dar suporte a este sistema operativo, deixando de haver novas atualizações de segurança, novas atualizações de erros, opções de suporte (sejam as mesmas pagas ou não) ou atualizações de conteúdo técnico online.

 

Este sistema operativo já não é amplamente utilizado há já algum tempo, isto porque, além da própria Microsoft dar indicações de risco, as empresas sabem que é importante manter um sistema operativo recente instalado nos seus computadores, como forma de manter a segurança dos mesmos.

 

Os riscos associados ao Windows Vista

 

Se até agora era possivel manter o Windows Vista instalado no computador, depois de dia 11 de abril, os riscos vão duplicar, isto porque não vão ser mais corrigidos nenhuns erros nem as vulnerabilidades do sistema (o que facilita um ataque informático ao seu equipamento).

 

Salientamos, que mesmo que tenha o Microsoft Security Essentials instalado – o próprio programa antivírus do Windows Vista – só receberá novas assinaturas por um tempo limitado, tal como aconteceu com o Windows 8.

 

No entanto, de acordo com dados estatísticos da NetMarketshare em 2017 apenas 0,78% da população mundial utiliza o Windows Vista como sistema operativo do seu computador pessoal ou profissional.

 

É importante salientar que o Vista nunca foi um dos sistemas operacionais preferido da própria Microsoft nem da grande maioria dos utilizadores, que devido essencialmente aos problemas de controlo de acessos e à introdução de gestão de direitos, depressa migraram o sistema operativo para o Windows 7 (cuja data de suporte foi estendida até janeiro de 2020).

 

É importante salientar, que a Microsoft está neste momento a fazer todos os esforços de forma a que os consumidores adotem o novo Windows 10, contando com o apoio de inúmeras empresas de renome como é o caso do Firefox (que deixou de ser compatível com versões antigas de Windows) e da Google (que bloqueia o acesso ao Google Drive).

 

Lembre-se que se tem atualmente o Windows Vista, deve tratar da migração com a maior brevidade possível, sobre o risco de perder todas as informações de email ou de ver o seu computador hakeado devido aos problemas de segurança.

 

Se não sabe fazer a migração, ou se precisa de algum tipo de apoio a nível informático, não hesite em contactar-nos, pois já tratamos das migrações de diversos clientes ao longo dos últimos anos.

Leave a Reply