Mobile marketing – Porque é que é importante

Mobile marketing – Porque é que é importante

Cada vez mais os consumidores utilizam o smartphone para muito mais do que fazer ou receber chamadas. Existe todo um mundo por detrás de um telefone e de forma a explorar essa questão, o mobile marketing tornou-se essencial.

Se não sabe muito bem do que se trata, não se preocupe, iremos explicar-lhe tudo de seguida.

O que é o Mobile Marketing?

O mobile marketing é o termo utilizado para definir todas as ações de marketing de uma empresa que são efetuadas através de telemóveis ou quaisquer outros dispositivos móveis. Por norma, são utilizados em campanhas que envolvem SMS, MMS, jogos, sites responsivos, QR Codes, botões de ação rápida e ações de multimédia através de Bluetooth.

Esta forma de interagir com o cliente, permite que o próprio consumidor interaja com a marca em qualquer lugar.

Isto é extremamente importante para o seu negócio, principalmente se for uma empresa pequena ou se o seu negócio é local (ou seja, o consumidor tem de se deslocar até uma loja física para consumir o produto – por exemplo restaurantes, cabeleireiros…).

A estatística indica que 7 em cada 10 portugueses utiliza um smartphone e que o utiliza diariamente para a realização de diversas pesquisas (em muitos casos mais ainda do que um computador fixo).

Como ter sucesso através do mobile marketing?

Se pretende ter sucesso através do Mobile Marketing é importante que saiba aproveitar os “micro momentos”, ou seja, aqueles poucos minutos ou segundos que um utilizador pega no telemóvel para ver o email ou simplesmente passar o tempo enquanto espera por algo.

Muitos empresários ou empreendedores, não têm noção que 76% dos consumidores abandonam um site em poucos segundos se o mesmo for muito lento ou se não for facilmente visível no telemóvel.

Assim sendo, se quer garantir que consegue angariar clientes que estejam á procura de algo através do telemóvel, deve otimizar já o seu site para que ele seja responsivo e otimizados para todos os dispositivos (independentemente do tamanho dos mesmos).

Mas afinal o que é um site responsivo?

De forma simples, podemos dizer que um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao dispositivo que o consumidor está a utilizar, ou seja, o mesmo muda a sua aparência e adapta-se ao consumidor.

Quando um site não é responsivo, o que acontece é que o mesmo se for acedido num telemóvel vai ficar desformado ou é necessário fazer zoom para conseguir ver o que está escrito. E a verdade é que os consumidores não querem ter esse trabalho.

No inicio de 2016, o google realizou nova alteração no seu algoritmo, e passou a incluir o mobile friendly como fator importante para a classificação de uma determinada página nos motores de busca. Se o seu site não cumprir os requisitos base, pode ter a certeza que não vai aparecer na 1ª página nem tão poucos nos 3 primeiros lugares da 1ª página.

Como vê o mobile marketing é algo essencial e que deve constar nas suas estratégias de marketing digital, principalmente se o seu negócio precisa de uma loja física para ser realizado.