Inbound marketing – tudo o que necessita saber?

Inbound marketing – tudo o que necessita saber?

Muito se tem ouvido falar do Inbound marketing e da sua grande importância ao nível das estratégias de marketing digital de uma empresa.

No entanto, a verdade é que são muitas as pessoas que não sabem o principal motivo para esta estratégia ser tão importante, nem porque é que devem investir na mesma.

Hoje resolvemos explicar-lhe como é que tudo funciona.

1 – Inbound Marketing – O que é e como funciona

O conceito de Inbound Marketing surgiu no final de 2009, e desde então que é uma estratégia bastante utilizada por empresas independentemente da sua área de atuação e tamanho, como forma de venda.

A estratégia tem como principal intuito reforçar a notoriedade da empresa, assim como aumentar de forma cíclica as vendas e angariar constantemente novas leads.

De forma prática, o Inbound Marketing atua de acordo com a realização de diversas ações de marketing digital, que o vão ajudar a alcançar os seus objetivos a médio ou longo prazo.

A partir dessa atração, é possível criar um relacionamento personalizado com o consumidor, através de conteúdo (que serve para transformar a empresa numa autoridade para determinado assunto).

Este tipo de estratégia, assenta em 5 pilares distintos:

  • Aumentar a notoriedade da empresa;
  • Diminuir o custo de aquisição dos clientes;
  • Atrair potenciais clientes;
  • Gerar conteúdos que fazem a diferença;
  • Otimizar o processo de venda.

É importante salientar que as estratégias de Inbound Marketing, funcionam de forma complementar em 5 fases sequenciais:

1 – Atrair (através de diversas questões como blogues, SEO, Links patrocinados, Redes sociais…);

2 – Converter (através da criação de ofertas, Landing pages e CRO);

3 – Relacionar (através de email marketing, automação de marketing e nutrição de leads);

4 – Vender (através de pontuação de leads, Inbound Sales e CRM);

  • – Analisar (através de diversos softwares de métricas e análises estatísticas).

Quais são as principais vantagens do Inbound Marketing

São imensas as vantagens associadas a esta estratégia de marketing digital, contudo, do nosso ponto de vista, as principais são as seguintes:

1.1.1 – Redução de custos na angariação de clientes

A redução de custos é sem dúvida uma das principais vantagens para os empresários da utilização deste tipo de estratégias.

Isso acontece, pois ao aplicar corretamente as fases de uma campanha de Inbound Marketing, os clientes, quando estão interessados, entram em contacto para adquirir o produto ou serviço.

1.1.2 – Aumento da notoriedade

São diversos os estudos que revelam, que as empresas com maior notoriedade no mercado, são aquelas que têm um maior volume de vendas.

Assim sendo, as ações de marketing digital, vão permitir que os seus potenciais clientes o conheçam melhor e se lembrem de si no momento da compra.

1.1.3 – Atração de visitantes qualificados

Com estas campanhas, os empresários sabem que estão a atrair visitantes qualificados para o negócio, e que a probabilidade de aquisição é muito superior.

Como vê, se ainda não investe em Inbound marketing poderá estar a perder vendas, por isso, analise e perceba um pouco melhor como tudo funciona.