Estratégia de marketing integrado – Sabe como funciona?

Estratégia de marketing integrado – Sabe como funciona?

Uma estratégia de marketing integrado, é uma forma de o ajudar a maximizar as possibilidades de todos os canais (digitais e offline), levando a que consiga obter maiores e melhores resultados, que não iria conseguir alcançar se realizasse todo o investimento num único canal.

Uma vez que estamos numa era cada vez mais digital, é essencial investir nesta forma de promover os seus produtos ou serviços, isto, se quiser ser bem-sucedido.

Iremos de seguida explicar-lhe como funciona o marketing integrado e indicar-lhe ainda alguns dados estatísticos que são importantes para perceber a sua evolução ao longo dos anos.

O que é uma estratégia de marketing integrado?

Existem cada vez mais meios disponíveis para elaborar a comunicação das empresas e sendo por isso extremamente necessário que sejam escolhidos os melhores canais, de acordo com o propósito e objetivo da empresa em questão.

Contudo, a aposta deve passar sempre pela elaboração de estratégias de marketing integrado que englobam todas as vertentes possíveis da comunicação e possibilitam um melhor alcance do público alvo (ou seja, deve investir em canais digitais, mas também em estratégias offline).

A definição dos melhores canais de comunicação deve ser feita com base nos comportamentos do público alvo, contudo é necessário é indispensável que a marca esteja presente no maior número de meios com a estratégia mais adequada.

Resumidamente, uma estratégia de marketing integrada, é a estratégia em que a sua empresa investe em canais distintos de forma a alcançar os seus objetivos.

Dados estatísticos sobre a estratégia de marketing integrado

Agora que já sabe o que é esta estratégia e como a mesmo funciona, perceba de seguida, através de dados relevantes, porque é que deve investir na mesma.

  • 72% dos consumidores afirmam querer conectar-se com marcas que apostam em estratégias digitais integradas;
  • Os consumidores precisam de vários pontos de contacto antes de fazerem uma compra;
  • 80% dos consumidores fazem pesquisa online sobre marcas, produtos e serviços;
  • 23% do tempo despendido online é usado para pesquisar informações, através de vários canais de comunicação online;
  • 33% desses indivíduos encontra as respostas que procura nas redes sociais;
  • Entre 70% a 80% do tráfego online é gerado por motores de busca e outras pesquisas orgânicas;
  • O Mobile apresenta uma penetração de 71,8%, sendo que 78% das pesquisas resultam numa compra e 34% das pesquisas são orgânicas;
  • Uma campanha de PPC e SEO integrada pode aumentar a receita do seu negócio em 27%;
  • Clientes atraídos com uma campanha de marketing digital multicanal gastam até 4 vezes mais no seu website comparando com outros tipos de clientes;
  • O uso de estratégias multicanal aumentou 137%;
  • Mais marcas recorrem ao poder do mobile, social media e vídeo simultaneamente, resultando em campanhas de Marketing Integrado em vários canais online;
  • Muitas empresas apostam entre 2 a 5 canais diferentes para implementar a sua estratégia de Marketing integrada;

Como vê, os números demonstram que esta é realmente a melhor forma de alavancar o seu negócio. Por isso, se ainda não tem uma estratégia de marketing integrado, pode estar a perder dinheiro.