Dicas de SEO para empresas – Parte 1
Cada vez mais o SEO é importante para as empresas, pois permite-lhes colocar o seu site nos primeiros lugares dos motores de busca. Contudo, a verdade é que existem imensas dicas de SEO para quem se está a iniciar neste processo.
Hoje a Celerbit resolveu escolher as principais, de forma a que consiga perceber os princípios base desta técnica. Veja tudo de seguida.
Dicas de SEO para empresas – O que precisa de saber para começar
A otimização dos motores de busca aumenta exponencialmente o tráfego que é gerado para o seu site de forma orgânica (ou seja, sem qualquer custo) e podem facilmente aumentar a visibilidade de pequenas empresas ou empresas locais (como é o caso dos restaurantes).
No entanto, é muito comum que os gestores de empresas com dimensões mais reduzidas não saibam ao certo como abordar o SEO e como o colocar em prática de forma correta.
Nesse sentido, apresentamos-lhe de seguida dicas de SEO que vão permitir que perceba a importância do mesmo.
1 – Porque é que o SEO é tão importante?
Pois bem, existem diversos motivos atribuídos à importância desta técnica, no entanto um dos principais motivos passa pelo facto de os algoritmos dos diferentes motores de buscas, nomeadamente o Google, estarem concebidos para apresentar apenas aos consumidores os melhores resultados (de todos os existentes) para os termos de pesquisa que são indicados.
Desta forma, podemos dizer que o SEO é importante para as empresas, pelos seguintes motivos:
- Ajuda a atrair novos clientes;
- Promove a sua marca de forma autónoma;
- Aumenta a sua probabilidade de venda face à concorrência;
- Aumenta e reforça a sua reputação;
- Faz com que a empresa aumente a notoriedade;
- Divulga o conhecimento da sua empresa sobre determinado tema;
- Ajuda a conhecer melhor os clientes e as suas necessidades.
2 – Informações importantes sobre o SEO
Antes mesmo de começar, existem algumas questões que deve ter em conta, sendo que a principal é que a obtenção de resultados não aparece de um dia para o outro.
O SEO é realmente uma tática que apresenta excelentes resultados (se for bem trabalhada), no entanto, os mesmos aparecem a médio/longo prazo. Só através de esforço contínuo e dedicação é que irá obter resultados reais.
Deve também ter em conta, que uma estratégia de SEO (e esta é uma das principais dicas de SEO que lhe podemos dar) deve ser construída a longo prazo e não a curto prazo. Por exemplo, a escrita de conteúdos deve ser programada de forma mensal para que não haja nenhum imprevisto.
Ao construir um plano coerente de SEO, deve ter em conta o seguinte:
- Decida se será um trabalho interno (se tem alguém com formação em marketing que o possa fazer) ou se irá subcontratar o serviço;
- Analise a sua presença online;
- Registe num excel ou noutro mapa que achar mais conveniente o seu site, as redes sociais em que está inserido e os diretórios de busca (como páginas amarelas ou sites como o trip advisor…)
- Registe todos os dados de business intelligence associados a cada um dos registos do excel ou mapa que criou anteriormente (o google analytics irá dar-lhe uma visão geral e detalhada de todos enquanto os insights das plataformas lhe vão dar informações especificas apenas sobre essa rede social ou plataforma);
Esta é a primeira parte do nosso guia com dicas de SEO que o vão ajudar a melhorar o seu posicionamento nos motores de busca.