Deve ou não investir em email marketing?
Com o aumento da utilização massiva da internet vários tipos de estratégias de Marketing digital foram sendo desenvolvidas de modo a captar a atenção de clientes ou potenciais clientes. Uma das mais comuns é o email marketing, uma estratégia que o pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa online.
Respondendo à questão “Deve ou não investir em email marketing?” a resposta é um redondo SIM. Dessa forma, iremos dar-lhe algumas dicas de seguida.
Dicas de email marketing simples e realmente eficazes
O email marketing continua a ser uma das estratégias amplamente usadas no marketing digital porque funciona. Deixamos-lhe de seguida 4 dicas para melhorar a sua estratégia.
1 – Personalização
Sempre que possível, personalize o seu email. Enviar emails de forma genérica como “Caro cliente” ou “Exmos. Senhor(a)” não é tão eficaz quanto “Olá Rodrigo” ou “Boa tarde Raquel”.
Chamar o seu potencial cliente pelo nome chama logo à atenção do mesmo. Dependendo da sua listagem de emails e da maneira como tem a sua base de dados organizada, pode ainda personalizar o conteúdo do seu email com informação adicional.
Estes detalhes adicionais dão um toque mais humanos aos seus emails e fazem com que a sua mensagem seja mais relevante para as pessoas (e não pareça promocional).
2- Seja curto e conciso
Vivemos numa era cheia de distrações e de gratificação instantânea. Para ter impacto, deve apresentar a sua mensagem o mais rapidamente possível ou arrisca-se a perder a atenção do seu subscritor.
Isto parece fácil e óbvio, mas é difícil conseguir manter a sua mensagem/copy curta, porque temos a tendência de querer escrever muita coisa.
Pode experimentar fornecer apenas parte da mensagem que quer comunicar, e no email coloca um link para um vídeo ou página no seu website com mais detalhes.
3 – Use imagens
As imagens ajudam a manter o seu texto conciso e fácil de ler, além de poder ser a diferença entre um email que apela às pessoas, em vez de um que é apagado.
Uma imagem vale mais que mil palavras. Há uma verdade por trás deste ditado, pois 90% da informação que é transmitida ao cérebro é visual, e as imagens são processadas 60.000 mais depressa que o texto.
É por este motivo que deve apresentar imagens de alta qualidade nos seus emails para os tornar mais apelativos, e que eles sejam compreendidos.
4 – Segmentação
O objetivo do email marketing não é só despejar emails para a caixa de entrada dos seus potenciais clientes, mas sim incentivar as pessoas a tomarem uma ação. Esta pode ser um clique para o seu website, uma inscrição no formulário ou uma compra.
Para tal, a sua mensagem tem de estar em sintonia com a pessoa/subscritor que a está a receber. Tem de ser relevante para as necessidades e interesses dele. Ninguém vai tomar nenhuma ação se não for do seu interesse.
Uma boa maneira de aumentar a relevância e melhorar a resposta aos seus emails é através da segmentação, ou seja, separar os seus contactos em grupos diferentes dependendo das características deles.
Esperamos que estas dicas o ajudem com a sua estratégia de email marketing e que consiga alavancar os seus leads através do mesmo.