Como utilizar o Google My Business para alavancar as vendas
O Google My Business é uma ferramenta da Google que lhe permite facilmente gerir a lista da sua empresa no que concerne comentários, fotos e localização (possibilitando a inserção da mesma no Google, Google Maps e pesquisa local).
Esta ferramenta é imprescindível se pretende aumentar o ranking do seu site e alcançar um maior número de potenciais clientes, aumentado assim as vendas dos seus produtos ou serviços.
No entanto, é importante ter em conta que para tirar o maior proveito desta ferramenta é necessário completar o seu perfil, certificando-se sempre que o mesmo está otimizado para a pesquisa da sua área de atuação.
Conheça um pouco melhor esta ferramenta de seguida.
O que é o Google My Business?
O Google My Business é basicamente uma plataforma que lista todas as empresas que estão no Google.
São milhões de micro, pequenas, médias e grandes empresas que já têm o seu perfil criado nesta plataforma, que os ajuda diariamente a melhorar o ranking de pesquisa, nomeadamente no que concerne a pesquisa local (ou seja, para negócios que necessitam da presença física dos clientes).
A configuração de um perfil no Google My Business para a sua empresa, irá ajudar a que a mesma consiga aparecer melhor posicionada nos resultados de todos os mecanismos de pesquisa de Google.
Ao utilizá-la a sua empresa vai poder beneficiar do seguinte:
- Irá mais facilmente aparecer nos resultados de pesquisa de forma orgânica;
- Inserir a sua empresa no Google Maps;
- Utilizar a sua localização, assim como a de potenciais clientes para o classificar melhor nas pesquisas locais;
- Fornecer um local onde os seus clientes e potenciais clientes podem facilmente classificar a sua empresa;
Embora todas as empresas devam fazer o registo nesta plataforma, quem tem um tipo de negócio mais localizado (por exemplo restaurantes, cabeleireiros…) deve mesmo registar-se. Desta forma, os clientes vão conseguir encontrar o seu negócio com maior facilidade.
Como é que esta plataforma funciona?
Tenha sempre em conta que a inclusão da sua empresa nesta plataforma garante de forma fidedigna que o nome, a morada, o número de telefone, as horas de funcionamento e a descrição da sua empresa estão corretamente listados e de forma consistente em todas as plataformas do Google, incluindo:
- Resultados de pesquisa do Google
- Pacote local do Google
- Google Maps
- Comentários do Google
Desta forma, é possível que você faça a gestão de todo o seu perfil de negócios do Google (mesmo que tenha mais do que uma localização – ou seja, vários escritórios ou filiais), a partir de um único painel.
Esta plataforma permite-lhe ainda, de forma bastante simplificada controlar a forma como a sua empresa aparece no Google (o principal motor de busca do mundo). Ao utilizar, pode facilmente ajustar dados como:
- Nome, morada, telefone (as informações mais importantes sobre a sua empresa);
- O horário de funcionamento;
- Informações geográficas de cada um dos locais onde tenha um escritório.
Além destas informações que são básicas (e no entanto, muito importantes para uma correta gestão da sua empresa), você pode adicionar fotos ao seu perfil e incentivar comentários positivos por parte dos seus clientes.
Agora que já sabe como é que o Google My Business funciona, coloque esta plataforma a ajudá-lo a alavancar as vendas e melhorar o seu ranking.
Se necessitar de ajuda, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição