fbpx
Será que tem um bom antivírus? Saiba como funciona

Será que tem um bom antivírus? Saiba como funciona

Cada vez mais a segurança informática é essencial de forma a que possa prevenir os ataques informáticos. Contudo, a verdade é que a grande maioria dos empresários (e dos consumidores) não tem noção de que um bom antivírus pode ser uma barreira essencial para esses mesmos ataques.

Hoje iremos explicar-lhe de forma simples como é que os mesmos funcionam e porque é que deve sempre optar por adquiri-los. Saiba tudo de seguida.

Tudo os que precisa saber sobre os antivírus

Nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico tem sido avassalador, e cada vez mais existem hackers ou pessoas mal intencionadas que desenvolvem programas ou softwares que têm como principal intuito retirar informações essenciais do seu computador.

De acordo com várias pesquisas realizadas através de empresas do setor informático, a verdade é que a cada 5 segundo é criado um novo vírus.

De forma a que estes vírus sejam devidamente combatidos, houve a necessidade de se criar antivírus, ou seja, softwares que são desenvolvidos com o intuito de prevenir, detetar e eliminar vírus e malwares dos computadores.

Atualmente existe uma grande variedade destes produtos no mercado, havendo a possibilidade de optar por versões gratuitas ou pagas dos mesmos.

Como é que funciona um antivírus na prática?

Pois bem, na prática, sempre que um antivírus é instalado o mesmo irá realizar uma análise aprofundada a todos os arquivos que tem instalados no seu computador, criando uma assinatura digital para cada um deles.

Essa assinatura irá sofrer revisões e atualizações periódicas de forma a que seja identificada qualquer alteração nos arquivos.

No caso de existirem alterações, irá receber uma notificação com as informações relevantes e com os dados necessários para eliminar a ameaça.

É importante ter em conta que existem programas de proteção que podem ser específicos para determinados tipos de vírus (como é o caso dos Antispywares – que previnem ataques de Spywares e Adwares).

Desta forma, é importante que tenha em conta qual o tipo de proteção que mais se adequa a si e à sua empresa, de forma a que mantenha seguro tudo aquilo que é essencial para o seu negócio.

Antivírus gratuito ou pago – Qual a melhor opção?

Pois bem, a verdade é que enquanto empresário não deve nunca optar por um sistema de proteção de vírus que seja gratuito.

Embora possa parecer uma opção bastante apelativa, a verdade é que os mesmos não vão proteger efetivamente o seu computador.

Além de tudo, quando opta pelas versões pagas tem sempre ao seu dispor uma grande quantidade de serviços adicionais que podem ser bastante interessantes no que concerne a segurança informática dos seus dispositivos (além de, poder obviamente contar com o suporte da empresa a quem adquiriu o mesmo).

Se neste momento pretende renovar ou adquirir um novo antivírus, poderá solicitar-nos um contacto de forma a que o possamos ajudar a encontrar a melhor solução para si e para o seu negócio.