fbpx
Segurança informática para empresas – será que está protegido?

Segurança informática para empresas – será que está protegido?

Cada vez mais uma das maiores preocupações dos empresários, passa pela segurança informática para empresas.

Isto acontece particularmente pois, os ataques informáticos de larga escala têm vindo a aumentar de forma bastante significativa.

Além disso, contrariamente ao que se pensa, são mais as pequenas e médias empresas a serem atacadas que as grandes corporações empresariais.

Desta forma, é essencial não só que reforce a proteção da sua empresa, como criar backups de todas as informações existentes no seu parque informático.

Hoje damos-lhe algumas dicas que podem ajudar nesse ponto.

Segurança informática para empresas – O que deve fazer para se proteger

De forma a garantir a continuidade do seu negócio e evitar a exposição da sua empresa a perigos informáticos, deve inicialmente investir na segurança informática para empresas através de ferramentas avançadas de deteção e resposta aos ataques que possam ser realizados.

Estes investimentos têm como principal intuito fazer uma procura recorrente por comportamentos potencialmente estranhos e monitorizar regularmente tendências e atividades definidas previamente.

Desta forma, é então essencial que reforce a segurança da sua empresa. Veja algumas dicas de seguida.

1 – Reforce o elemento humano

Os seus colaboradores devem ser instruídos a vigiarem e terem cuidados redobrados com as suas atividades online. Para isso, não devem entrar em websites duvidosos, nem abrir e-mails de fontes desconhecidas.

Tenha em conta que o e-mail é o principal canal de propagação de ataques informáticos, pelo que, se algum conteúdo de e-mail lhe parece suspeito, deve apagá-lo, nunca clicando em links e anexos.

2 – Implemente um sistema de backup

A implementação de um sistema de backup é uma forma de garantir que todos os seus documentos estão a salvo no caso de existir algum tipo de ataque informático.

Com a implementação de um software que faça backup automático de todos os documentos para a cloud (ou através da solicitação dessa questão ao responsável pela informática na empresa), vai manter sempre os seus ficheiros em segurança, permitindo, em caso de ataque, a reposição de toda a informação afetada.

3 – Mantenha o sistema operativo atualizado

A verdade é que a grande maioria dos ataques informáticos exploram as vulnerabilidades do sistema operativo.

Desta forma, é muito importante os utilizadores e administradores de sistema, executarem o Windows Update e instalarem todos os patches de segurança disponíveis de forma a reforçar a segurança.

4 – Implemente uma boa firewall

Os modelos de rede e sistemas tradicionais de proteção e filtragem de acessos às empresas (firewalls) e os sistemas clássicos de antivírus já não conseguem dar uma resposta integrada e fiável a ameaças como malwares e ransomwares.

Desta forma, torna-se essencial que implemente os melhores antivírus e firewalls de forma a que as suas barreiras de proteção sejam as melhores possíveis.

Se está a ponderar melhorar a segurança informática para empresas entre em contacto connosco, pois podemos ajudá-lo nesse sentido.