Quais os serviços cloud pelos quais deve optar?

Quais os serviços cloud pelos quais deve optar?

Cada vez mais as empresas optam pelos serviços cloud, pois os mesmos permitem-lhes não só uma maior segurança, como também uma maior mobilidade.

No entanto, muitos empresários não sabem ao certo como é que tudo funciona, nem quais os serviços cloud que podem ser utilizados.

Hoje iremos abordar esse tema, e esclarecer todas as suas dúvidas.

O que são os serviços cloud?

Em poucas palavras, a informática na cloud é o fornecimento de serviços informáticos — servidores, armazenamento, bases de dados, rede, software, análises, entre outros — através da Internet (“a cloud”).

A computação em nuvem (ou cloud computing) representa uma melhoria notável na gestão de TI para as empresas independentemente das suas dimensões.

Existem diversas vantagens para as empresas associadas à sua utilização, no entanto, do nosso ponto de vista podemos destacar as seguintes:

  • Criar aplicações e serviços novos
  • Armazenar, fazer cópias de segurança e recuperar dados
  • Alojar Web sites e blogues
  • Transmitir áudio e vídeo em fluxo
  • Fornecer software a pedido
  • Analisar dados para descobrir padrões e fazer predições
  • Custos reduzidos
  • Maior velocidade
  • Acessível à escala global
  • Permite um aumento da produtividade e no desempenho dos seus colaboradores
  • Elevada fiabilidade

Contudo, existe diversos serviços cloud e a maior parte dos empresários ainda não os conhecem. Descubra-os de seguida.

Quais os principais serviços cloud?

De forma simplificada, a grande maioria dos serviços de informática na cloud inserem-se em três categorias distintas: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).

Por vezes, estas categorias são denominadas “pilha de informática na cloud”, porque são criadas umas por cima das outras. Sabes os tipos de serviços e as suas diferenças permite-lhe atingir mais facilmente os seus objetivos empresariais.

1 – Infraestrutura como serviço (IaaS)

Esta é a categoria mais básica dos serviços de informática na cloud. Com IaaS, a infraestrutura de TI é alugada — servidores e máquinas virtuais (VMs), armazenamento, redes, sistemas operativos — junto de um fornecedor de serviços em cloud num modelo pay-as-you-go (ou seja, paga o que utiliza).

2 – Plataforma como serviço (PaaS)

A Plataforma como serviço (PaaS) refere-se aos serviços de informática na cloud que lhe dão um ambiente a pedido para desenvolver, testar, fornecer e gerir aplicações de software.

A mesma foi concebida de forma a permitir que os programadores criassem rapidamente aplicações Web ou móveis, sem que tenham de se preocupar com configurar ou gerir a infraestrutura subjacente de servidores, armazenamento, rede e bases de dados necessários para o desenvolvimento.

3 – Software como serviço (SaaS)

É um método que fornece aplicações de software através da Internet, geralmente, segundo um modelo de subscrição.

Os fornecedores de serviços na cloud alojam e gerem a aplicação de software e a infraestrutura subjacente e incumbem-se de toda a manutenção, como atualizações de software e aplicação de patches de segurança.

Agora que já sabe como é que funcionam os serviços cloud, está na hora de ponderar seriamente a migração dos seus serviços e serviços para a cloud.

Se precisar de apoio, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição.