Manutenção de computadores – Sabe como o fazer?

Manutenção de computadores – Sabe como o fazer?

Manutenção de computadores - Sabe como o fazer?Cada vez mais, e de forma a que consiga proteger o seu computador de vírus e malwares, a manutenção de computadores é imprescindível.

No entanto, a verdade é que muitas pessoas, seja por esquecimento ou falta de tempo, não o fazem com a frequência que deviam, ficando assim com os equipamentos expostos a vírus que podem ser bastante prejudiciais.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas rápidas que pode aplicar em menos de 5 minutos e garantir que os equipamentos da sua empresa estão em pleno funcionamento (pode passar esta informação aos seus colaboradores para eles também implementarem).

Como fazer uma manutenção de computadores de forma simplificada

Como é obvio a manutenção de um parque informático é algo que deve ser realizado por um especialista, contudo, existem algumas questões pontuais que você e os seus colaboradores podem fazer, de forma a manter os equipamentos a funcionar de forma correta e minimizar riscos.

Conheça algumas dicas de seguida.

1 –  Limpe os arquivos temporários

Todos os programas que utiliza (nomeadamente o Windows) criam arquivos temporários que ocupam espaço valioso no disco rígido do computador.

Assim sendo, uma forma de manter os equipamentos mais rápidos e menos sobrecarregados, é uma vez por semana limpar o espaço do disco, permitindo assim um ganho substancial de espaço.

2 – Execute verificações de anti-malwares

Pois bem, a verdade é que mesmo correndo frequentemente a análise de vírus através de um antivírus, são muitos os computadores que estão infetados com malwares (porque os mesmos não aparecem no scan de vírus).

Assim sendo, por muito bom que o antivírus que tem instalado seja, é importante que pelo menos uma vez por semana, corra um anti-malware ou um anti-spyware.

Desta forma, garante que não existe nada inconveniente alojado no seu dispositivo.

3 – Atualização de programas e softwares

Pois bem, quem nunca instalou um programa no computador que não atualizou mais desde a instalação?

A verdade é que praticamente 80% dos programas instalados num computador empresarial raramente são atualizados. O maior problema que advém daqui, é que ficam vulneráveis a vírus e ataques informáticos.

Assim sendo, uma forma eficiente de realizar uma simples manutenção de computadores é mensalmente atualizar todos os programas e softwares que tem instalados, pois desta forma os mesmos corrigem falhas de segurança que possam eventualmente ter.

4 – Remova tudo o que não usa

Outra questão interessante, é que a grande maioria dos seus colaboradores instala programas ou softwares que utiliza uma única vez.

Assim sendo, é importante que periodicamente haja uma análise aos equipamentos por forma a verificar se existem programas desnecessários nos computadores (pois desta forma vai diminuir substancialmente a possibilidade de ter programas desatualizados e que possam ser suscetíveis a vírus e malwares).

Agora que já sabe 4 dicas simples de manutenção de computadores, peça aos seus colaboradores que implementem as mesmas nos seus equipamentos de trabalho.

Desta forma, garante que os equipamentos estão completamente operacionais.

Se precisar de uma empresa especializada em informática para realizar uma avaliação de segurança ou para tratar da manutenção do seu parque informático, não hesite em contactar-nos pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.