Como se proteger do Ransomware – 4 dicas

Como se proteger do Ransomware – 4 dicas

Como se proteger do Ransomware - 4 dicasSe até há bem pouco tempo a grande maioria dos empresários (e da população em geral) nunca tinha ouvida falar de ataques de Ransomware, a verdade é que hoje em dia são poucos os que não conhecem este termo. Assim sendo, saber como se proteger do Ransomware acaba por ser primordial para a segurança da sua empresa.

Estes ataques começaram a ser imensamente frequentes, e muitas empresas já tomaram as devidas precauções, contudo, muitas ainda se encontram desprotegidas.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a melhorar a sua proteção.

4 dicas simples para se proteger do Ransomware

Antes de tudo é importante ter em conta que o Ransomware é um software malicioso que os hackers usam para criptografar os dados da vítima, bloqueando o acesso à máquina ou a determinados ficheiros do computador e exigem o pagamento de um resgate para entregar a chave de decodificação capaz de liberar o acesso aos dados.

No entanto, a verdade é que devido a uma grande falha das empresas na prevenção informática, muitas acabam por pagar esse valor, mas infelizmente, não obtêm novamente o acesso aos seus ficheiros.

Assim sendo, proteger-se destes ataques é muito importante. Veja de seguida algumas dicas:

1 – Tenha backups de segurança

De forma a garantir que em caso de ataque informático consiga recuperar a sua informação, os backups são de extrema importância. Tenha configurado nos seus servidores um backup diário de forma a nunca perder nenhuma informação que seja relevante para os seus negócios.

Além de tudo, esse backup permite-lhe facilmente ter acesso a tudo no caso de aquisição de um novo computador para um dos seus colaboradores.

2 – Tenha cuidado com os seus emails

Pois bem, a verdade é que em muitos casos os hackers têm tendência a enviar emails dissimulados de forma a que quando descarregar um ficheiro transfira para o seu computador o malware.

Assim sendo, para se proteger do Ransomware não pode abrir links de destinatários desconhecidos nem descarregar qualquer tipo de ficheiro que lhe pareça suspeito.

3 – Faça atualizações constantes

Sistemas operativos, softwares ou programas desatualizados têm vulnerabilidades que podem facilmente ser exploradas por quem cria vírus e malwares.

Assim sendo, uma manutenção e atualização do seu parque informático irá ser bastante importante para evitar este tipo de situações.

4 – Tenha um bom antivírus

A verdade é que a grande maioria das empresas ainda não aposta nos antivírus pagos (por estranho que pareça).

No entanto, aqueles que são descarregados online têm imensas vulnerabilidades que podem facilmente ser aproveitados por hackers. Assim sendo, compre um bom antivírus e corra atualizações e verificações contantes de forma a estar o mais protegido possível conta estes ataques.

Agora que já sabe 4 dicas para se proteger do Ransomware, aposte na segurança informática, para que no futuro não tenha qualquer dissabor.

Se precisar de apoio informático, poderá contactar-nos que podermos ajudá-lo na manutenção e segurança da sua empresa.