Como identificar um vírus que está a consumir recursos do computador?

Como identificar um vírus que está a consumir recursos do computador?

Contrariamente ao que possa pensar, os vírus não servem só para roubar informações do seu computador.

Na verdade, uma grande maioria os mesmos são também uma ameaça para o correto funcionamento e desempenho dos sistemas computacionais. Sabia que um vírus pode consumir a memória do pc e deixar o mesmo bastante mais lento do que é suposto?

Pois bem, é verdade, e hoje iremos deixar-lhe umas dicas que podem ajudar a identificar um vírus que está a consumir recursos do seu computador.

Um vírus está a consumir recursos do computador? Saiba como descobrir

Os vírus, trojans, worms, rootkits, spywares e malwares são formas bastante conhecidas de problemas que podem facilmente infetar o seu computador. Contudo, a grande maioria das pessoas não sabe que os mesmos podem afetar o desempenho de diversos recursos, como é o caso da memória e da velocidade de desempenho do mesmo.

Assim sendo, saiba que é possível relacionar um mau desempenho ou um desempenho lento do seu computador devido a um vírus. Iremos explicar-lhe como de seguida.

Por exemplo, se de repente um sistema começa a funcionar de forma mais lenta do que o normal, pode ser que a causa não esteja relacionada a uma configuração errada do sistema ou com aplicações de outros fabricantes, mas sim devido a uma infeção de um vírus.

A verdade é que é bastante simples baixar um vírus para o computador através de downloads ilegais ou de sites que não são de confianças.

Apesar de praticamente toda a gente estar informada sobre estas questões, a verdade é que a grande maioria ainda arrisca a segurança dos seus computadores cada vez que instalam cegamente estes arquivos.

Esta situação é especialmente complicada no caso em que os antivírus não estão corretamente atualizados.

Tenha em sempre em conta que os vírus não se limitam a serem pop-ups irritantes ou a provocar falhas simples no computador.

Alguns deles apenas se instalam no sistema, completamente em silêncio e o tornam mais lento. Se o seu antivírus não está totalmente atualizado e o computador está lento, não pode concluir desde logo que o problema é do computador e que o mesmo necessita ser trocado.

Deste modo, é importante que pelo menos uma vez por semana analise os computadores da empresa (e o seu próprio computador pessoal) de forma a perceber se existe algum vírus instalado e que possa ser rapidamente removido.

Como garantir que não perde nenhum ficheiro?

Há algum tempo falamos e vários problemas que poderiam derivar de um ataque virtual (como é o caso do phishing), assim sendo a melhor forma de garantir que mesmo que o seu computador seja afetado por algum vírus passa por ter um antivírus atualizado.

Além disso, e de modo a garantir que não terá problemas no futuro, realiza também de forma frequente backups aos sus ficheiros, pois deste modo tem uma cópia de todos os documentos importantes.