Apagou informações importantes do computador? Saiba como as recuperar

Apagou informações importantes do computador? Saiba como as recuperar

Não é incomum apagar informações importantes do computador por engano ou sem se aperceber do que fez.

Se o ficheiro estiver simplesmente sido apagado para a reciclagem é simples reverter o processo (basta ir à reciclagem e retirar de lá o documento). Contudo, se apagar o ficheiro da reciclagem a sua recuperação já não será tão simples e necessita de um software específico.

De seguida iremos dar-lhe algumas dicas simples que pode seguir para recuperar essas informações importantes do computador. Conheça-as.

Como recuperar informações importantes do computador

Quem nunca cometeu um erro e apagou informações importantes do computador (seja um documento de um cliente ou um trabalho que estava a ser realizado)?

Pois bem, saiba desde já que é possível fazer a recuperação desse ficheiro apagado de forma acidental, contudo, trata-se de um processo delicado e é necessário que perceba o procedimento de forma correta para evitar que o mesmo fique danificado.

Tenha em conta que os arquivos podem ser gravados tanto em HD (hard drive ou disco rígido) ou em unidades SSD (solid state drives).

Alguns sistemas operacionais como é por exemplo o caso do Windows, os arquivos são gravados num disco e as informações são agrupadas num índice (por exemplo: se gravar um arquivo “test.txt” com o conteúdo “documento teste”, as informações serão gravadas em locais distintos, “documento teste” é uma parte de gravação e a outra parte “teste.txt” no índice do disco).

Cada índice tem um log que consegue que os erros sejam corrigidos quando algum procedimento incorreto ocorre e o ficheiro é danificado.

Contudo, quando os ficheiros são apagados, já não existe a possibilidade de recuperar o mesmo através dos processos convencionais.

Porque é que lhe estamos a explicar isto? Porque quando apaga um ficheiro o mesmo vai para a reciclagem, e se o apagar de lá o ficheiro já não vai estar disponível no seu computador nem pode ser mais acedido nesse dispositivo.

Desta forma, existem alguns softwares (como o Rescuva ou o Datarecovery) que podem ser utilizados para recuperar ficheiros que foram apagados acidentalmente.

De forma simples com um disco externo ou uma pen, irá extrair os arquivos que quer recuperar, sendo por isso importante ter um disco externo com bastante espaço livre, caso queira extrair muitos arquivos apagados.

Para realizar este procedimento de recuperação de dados, no HD externo, crie pastas com o nome de cada um e execute extraindo os resultados para cada pasta. É importante que após a recuperação abra cada uma das pastas para ter certeza que a mesma foi concluída com sucesso e o ficheiro recuperado.

Contudo, um dos melhores conselhos que lhe podemos dar neste sentido, é que pontualmente faça um backup de todos os ficheiros e dados, de forma a que o caso de apagar alguma coisa de forma não intencional, basta aceder à pasta de backup (que por norma está na cloud) e e recuperar o ficheiro de forma muito mais simples.