A melhor forma de proteger a sua informação é prevenir os problemas
Cada vez mais se fala em segurança informática, mas a grande maioria das empresas ainda não percebeu que a melhor forma de proteger as informações é prevenir os problemas.
Por prevenção de problemas falamos em muitos casos de tomar medidas preventivas que ajudam a dificultar os ataques informáticos mais comuns.
Prevenir os problemas é a melhor opção de proteção
De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky, cerca de 91% das empresas já sofreram algum tipo de ataque aos sistemas informáticos (computadores, servidores…) e em quase um terço desses casos houve como consequência a perda de dados.
Alguns dados preocupantes revelados pelo mesmo estudo são:
- 37% das empresas não tem disponível, em tempo real, informação sobre riscos cibernéticos;
- 55% não inclui a segurança da informação nas avaliações dos colaboradores;
- 56% considera pouco provável conseguir detetar um ataque cibernético sofisticado;
- 74% admite que a segurança cibernética cumpre apenas parte das necessidades da empresa.
Estes dados são extremamente preocupantes, pois revelam que a grande maioria das empresas não está preparada para lidar com um ataque informático (que pode ser realizado de diversas formas).
Dicas simples para prevenir problemas
A prevenção é a melhor aliada da sua empresa, por isso mesmo deixamos-lhe algumas dicas simples que pode implementar de forma a minimizar os riscos de um ataque cibernético.
1 – Ter pelo menos um antivírus e um antispyware
Os antivírus previvem a entrada de vírus nos equipamentos informáticos da sua empresa, contudo, não são 100% eficazes nesse sentido. Por isso, de forma a melhorar a sua segurança informática, aconselhamos também a instalar um antispyware.
2 – Formação para os colaboradores
Defina pelo menos uma ou duas vezes por ano uma formação interna onde fala com os seus colaboradores sobre segurança informática e como prevenir os problemas internamente.
Embora possa pensar à primeira vista que é desnecessário, garantimos-lhe que é uma forma pró-ativa de minimizar os riscos de ataques informáticos.
3 – Ter cuidados redobrados com os downloads
Muitas vezes os hackers infetam sites de forma a que quando alguém acede aos mesmos um ficheiro é descarregado automaticamente ou vem associado a um ficheiro que escolheu descarregar.
Desta forma, tenha sempre imenso cuidado com os sites de onde descarrega ficheiros. Acredite que esta é uma das formas mais comuns de ataques informáticos.
4 – Desligue o computador todos os dias
Depois de realizar todas as tarefas e no final de cada dia de trabalho, desligue o computador e diga aos seus colaboradores para o fazerem também.
Assim, evita ataques silenciosos que podem surgir a todo momento na internet, prevenindo a invasão de vírus ou arquivos maliciosos. Além disso, é fundamental desligá-lo para arrefecer o computador e poupar energia.
Na Celerbit, preocupamo-nos com a segurança do seu Sistema Informático aconselhando boas práticas ou implementando eficazes sistemas de proteção, para que nunca tenha de passar pela aflição de ver as suas informações mais preciosas, perdidas ou desprotegidas.
Se precisar de algum apoio nesse sentido, não hesite em contactar-nos.