4 dicas de otimização do seu parque informático

4 dicas de otimização do seu parque informático

Cada vez mais a otimização do parque informático é umas das principais preocupações dos empresários, pois permite-lhes a médio/longo prazo uma poupança extremamente considerável.

 

De forma a ter algumas informações base sobre essa questão, resolvemos dar-lhe algumas dicas de forma a que consiga manter o seu parque informático sempre atualizado e otimizado.

 

Conheça-as de seguida.

 

Como otimizar o seu parque informático – 4 dicas para o sucesso

 

Ter um parque informático otimizado a 100% requer a necessidade de ter uma empresa de informática subcontratada ou ter um gestor informático contratado (embora os custos sejam sempre superiores).

 

Assim sendo, as dicas que lhe vamos dar hoje, vão permitir-lhe otimizar a empresa no que concerne a parte informática, melhorando um pouco o desempenho da sua empresa.

 

1 – Manutenção de servidores

 

Esta pode parecer uma dica bastante simples, no entanto, uma correta manutenção dos servidores da sua empresa vai reforçar a segurança do seu parque informático e reduzir paragens que podem afetar a produtividade dos seus colaboradores.

 

Assim sendo, uma forma de tornar os mesmos mais rápidos e menos vulneráveis, passa exatamente por fazer uma manutenção regular e preventiva dos mesmos.

 

2 – Lembre-se sempre do antivírus

 

Cada vez mais as empresas estão vulneráveis a ataques informáticos e a aceder a ficheiros que possam ter algum vírus agregado.

 

Assim sendo, é de extrema importância que tenha um bom antivírus no seu computador (não utilize aqueles que descarrega de forma gratuita da internet) e faça agendamentos para pesquisas regulares de vírus (pelo menos 1 a 2 vezes por semana).

 

Desta forma, terá sempre o seu parque informático livre de vírus e de potenciais ameaças.

 

3 – Efetue e controle os backups

 

Esta dica de otimização do parque informático, é essencial, no sentido em que muitas vezes, quando as empresas não fazem uma manutenção preventiva, correm o risco de sofrer um ataque informático (como é o caso dos ataques de Ransomware) e perdem dados que são extremamente importantes.

 

Ao ter backups de todas as informações (pode ter as mesmas no seu servidor virtual), sempre que haja algum problema, sabe que os dados estão corretamente armazenados e que podem ser novamente restaurados.

 

De forma a ter a certeza que não perde nenhuma informação, convém que os backups sejam realizados diariamente.

 

4 – Subcontrate uma empresa de informática

 

A melhor forma de manter a parte informática da sua empresa a funcionar sem qualquer tipo de problemas, acaba por ser a subcontratação de uma empresa de informática.

 

Desta forma, além de ter backups de tudo, tem também várias manutenções agendadas de forma a que todos os computadores estejam constantemente atualizados de acordo com os novos softwares e melhores práticas de informática.

 

Este tipo de empresas também o ajudam a perceber o que é que é essencial a médio/longo prazo para o correto desenvolvimento do seu negócio.

 

Agora que já sabe 4 dicas de otimização para os computadores do seu parque informático, está na hora de os analisar e verificar se os mesmos estão ou não otimizados.

 

Se necessitar de ajuda nesse sentido, ou quiser subcontratar os serviços de assistência informática, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disponibilidade para qualquer esclarecimento ou orçamento adicional.