Tem um e-commerce? Saiba quais os kpis a avaliar

Tem um e-commerce? Saiba quais os kpis a avaliar

A grande maioria dos empresários não sabe ao certo o que são KPI’s e qual a importante de definir os mesmos em qualquer negócio online.

Contudo, quem tem uma loja virtual e tem uma plataforma de e-commerce integrada, precisa ter mesmo esta noção de forma a conseguir medir de forma segura e fidedigna os resultados que obteve.

Assim sendo, hoje resolvemos dar-lhe algumas dicas nesse sentido, e iremos explicar-lhe o que são KPI’s e quais são aqueles que deve avaliar de forma não só a medir o retorno do investimento que está a fazer, como também para poder delinear estratégias de melhoria para o seu negócio.

O que são KPI’s e porque são importantes?

De forma simples, KPI é a sigla que designa o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicadores chave de Desempenho. Esses indicadores são utilizados para medir o desempenho dos processos e resultados de uma empresa e, com essas informações, criar estratégias que ajudem a alcançar os objetivos pré-definidos.

Por exemplo, o número de visitas da sua página, os visitantes que retornam ao seu site, a quantidade de leads gerados, número de assinantes do seu site, entre muitos outros, são exemplos desses indicadores.

É essencial alinhar os KPI`s com a estratégia de planeamento de marketing. Essas métricas podem ser aplicadas tanto para avaliar o desempenho e progresso da sua empresa (tal como dissemos anteriormente), mas também serve para avaliar o seu site, e-commerce, etc.

É importante frisar que existem algumas diferenças entre métricas e KPI’s. Desde modo tenha em mente que as métricas que devem ser utilizadas variam de acordo com o tipo de negócio, no entanto, algumas das principais são:

  • ROI – Retorno do Investimento;
  • Taxa de retenção do cliente;
  • Ranking dos motores de pesquisa;
  • Interação online com o consumidor;
  • Taxa de conversão.

Quais os KPI’s que deve analisar num e-commerce

Um e-commerce é uma loja online, onde as vendas são praticamente todas realizadas. Assim sendo, saber analisar os resultados é essencial para perceber como está a correr o negócio.

Assim sendo, os KPI’s a serem analisado num e-commerce são:

  • Tráfego da loja;
  • Canais de aquisição;
  • Taxa de conversão;
  • Abandono do carrinho de compras;
  • Custo de Aquisição do Cliente;
  • Ticket médio;
  • LTV – Lifetime Value
  • ROI – Retorno do Investimento
  • Taxa de rejeição;

Além destes KPI’s primários, pode também analisar os seguintes:

  • Assinantes de uma newsletter;
  • Assinantes do blog;
  • Visitas recorrentes no blog;
  • Custo por visitante;
  • Custo por lead em cada um dos estágios do funil de vendas;
  • Origem do tráfego;
  • Pageviews;
  • Páginas por Visita;
  • Melhores páginas do site;
  • Page Rank;
  • Palavras chave mais pesquisadas;
  • Conteúdos mais lidos ou com mais acessos;
  • Tráfego;
  • Visitantes (novos vs. retorno);
  • Interações sociais

Estes são os principais KPI’s que deve analisar quando tem um e-commerce, já que os mesmos vão ajudá-lo a perceber como é que o seu negócio está a evoluir.