Métodos seguros para a realização de backups

Métodos seguros para a realização de backups

Quem tem um negócio, sabe que a realização de backups é algo imprescindível, especialmente no caso de ocorrer algum problema que faça com que os dados sejam corrompidos ou eliminados de forma permanente.

No entanto, muitos empresários não sabem ao certo como fazer um backup de forma correta, pois existem diversas formas de o fazer.

Hoje deixamos-lhe algumas dicas nesse sentido, descubra-as de seguida.

Realização de backups – Porque as deve fazer

Tenha em mente que a forma mais segura de garantir que não vai perder nenhum documento importante, é garantir que tem mais do que um backup do mesmo.

Desta forma, escolher pelo menos dois métodos de realização de backups é a maneira mais completa de garantir que no caso de falhas, tem sempre vários métodos que podem ajudar a manter todos os dados seguros.

Os backups devem ser realizados de forma periódica (pelo menos uma vez por semana ou todos os dias dependendo do tipo de informações que recebe) pois só assim garante que em caso de uma avaria ou ataque de Ransomware (por exemplo) todos os dados estão a salvo.

Além disso, você deve saber que as soluções de armazenamento físicos, tais como discos rígidos externos e unidades de armazenamento portáteis podem falhar ao longo do tempo.

Desta forma, é sempre recomendado que os mesmos sejam substituídos depois de alguns anos de utilização (no máximo 3 a 4 anos).

Diferentes métodos para a realização de backups

De seguida deixamos-lhe 2 métodos que pode utilizar para conseguir ter sempre à mão os backups mais importantes do seu negócio.

Método 1 – Backup em disco rígido externo

Um disco rígido externo é semelhante ao que tem dentro de seu computador, onde pode armazenar qualquer tipo de arquivo.

A grande maioria são pequenos e portáteis, sendo que pode manter os mesmos na gaveta ou levá-los consigo. Outros são maiores e projetados para tê-los ao lado do seu computador.

Os discos rígidos conectam-se ao computador para fornecer espaço de armazenamento adicional, geralmente através de um cabo USB. Uma vez conectado, pode arrastar e soltar ou copiar os arquivos que deseja guardar a partir do disco rígido do seu computador.

Uma vez sincronizados, esses arquivos ficam guardados bem longe do seu computador e oferecer-lhe proteção em casos de roubo, desastres ou no caso do PC ficar danificado.

Método 2 – Realização de backup na cloud

O armazenamento da cloud é um sistema em que você pode mover os arquivos do seu computador para um servidor num centro de dados, longe de casa e do escritório.

Várias empresas oferecem o armazenamento em nuvem e disponibilizam uma certa quantidade de espaço que pode alugar para armazenar os seus arquivos.

Com uma ligação à Internet pode ver, modificar e apagar arquivos da sua conta a qualquer momento, a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel. Também pode fazer download desses arquivos para o seu computador sempre que desejar.

Este método de realização de backups está a tornar-se cada vez mais comum, sendo por isso uma forma segura de realizar os mesmos.

Como vê, se utilizar estes 2 sistemas de backup em simultâneo estará protegido contra qualquer eventualidade.