Consultoria informática – Porque investir este ano

Consultoria informática – Porque investir este ano

Muitas empresas não sabem ao certo para que serve a consultoria informática e têm por isso mesmo imensas dúvidas antes de contratar este serviço.

Assim sendo, hoje vamos explicar-lhe no que concerne este serviço e quais as vantagens associadas ao mesmo, para que possa ter na sua posse toda a informação necessária para a análise do mesmo.

O que é o serviço de consultoria informática

De forma simples, trata-se de um serviço que tem como principal intuito abranger todas as necessidades tecnológicas da sua empresa, quer seja de hardware, software, redes ou outros serviços mais específicos.

Um bom serviço neste âmbito, permite que haja a garantia que o seu parque informático irá estar sempre desenvolvido de acordo com as melhores práticas do mercado para a sua área de atuação.

Além disso, é também uma garantia de que tudo aquilo que necessita adquirir para a sua empresa, será adquirido de forma correta e sem necessidade de preocupações da sua parte.

Um bom exemplo de um serviço associado à consultoria informática é a aquisição de um servidor para o seu negócio. Existem diversas alternativas no mercado, por isso, saber exatamente qual a que mais se adequa ao seu negócio pode ser complicado.

Um consultor informático irá analisar as suas necessidades e desta forma adquirir aquele que melhor se enquadra naquilo que precisa, sem que você tenha de perder tempo ou dinheiro (já que poderá adquirir uma solução que não é viável).

Este é apenas um dos muitos exemplos do que a consultoria informática pode beneficiar a sua empresa. Mas, se seguida apresentamos-lhe as vantagens deste serviço.

Quais as vantagens de ter um consultor informático?

A verdade é que a experiência comprova que a presença de um consultor externo (independentemente da área de atividade) pode trazer diversos benefícios para uma empresa. Os principais são:

1 – Objetividade – Garante uma visão externa, sem vícios nem ideias pré-concebidas da empresa – (o que é especialmente importante numa fase de diagnóstico);

2 – Coragem para tomar decisões – Os consultores limitam-se à tomada de decisões racionais sobre o que é melhor para um negócio, enquanto os colaboradores da empresa tendem a tomar mais decisões emocionais e políticas;

3 – Competência e experiência da equipa de consultores;

4 – Capacidade de comparação com realidades de outras empresas na mesma área de negócio;

5 – Rapidez de resultados – A equipa de consultores contratada compromete-se a apresentar resultados num determinado período de tempo. Além disso, sente mais a pressão devido à relação cliente/fornecedor, ao contrário do que aconteceria com uma equipa interna;

6 – Parceria com o cliente – União do know-how interno com a experiência externa;

7 – Disponibilidade – Dedicação exclusiva de uma equipa de consultores a um determinado projeto. Depois dos anos áureos do downsizing, os quadros internos de pessoal das empresas dificilmente poderiam dedicar-se a um projeto de análise interna e comprometer-se com resultados e prazos.

Como vê, existem diversas vantagens associadas à contratação de um serviço de consultoria informática. Contudo, se ainda tem algumas dúvidas, não hesite em contactar-nos.