Como uma boa senha pode aumentar a segurança do seu computador

Como uma boa senha pode aumentar a segurança do seu computador

Dependemos cada vez mais das contas online, o que gera uma dificuldade crescente na escolha de uma boa senha a ser utilizada.

Algumas pessoas usam senhas fortes e diferentes para cada conta, de forma a que seja praticamente impossível invadi-las ou explorá-las, contudo, as mesmas correm o risco de esquecer as senhas durante o processo.

Outras optam por passwords fáceis de lembrar para facilitar suas vidas, mas também a dos criminosos virtuais.

Desta forma, saiba que uma boa senha permite aumentar não só a segurança dos seus dados online, como também do seu computador.

Será que os consumidores têm a noção de eu é necessário ter uma senha forte?

De acordo com uma pesquisa da Kaspersky Lab, muitos consumidores entendem a necessidade de terem senhas fortes associadas às suas contas.

Quando perguntados sobre quais seriam as três contas online que precisavam de senhas mais fortes, 63% dos consumidores escolheram as contas de bancos online, 42% responderam as apps de pagamento, incluindo carteiras eletrónicas, e 41% mencionaram as contas de lojas virtuais.

No entanto, com a dificuldade em se lembrarem de todas essas senhas, é possível que os consumidores se esqueçam e percam o acesso às suas contas, causando um grande transtorno.

Desta forma, veja de seguida como é que uma boa senha pode ser importante para salvaguardar os seus dados, e como é que pode fazer para não se esquecer das mesmas.

4 formas de ter uma boa senha e não se esquecer da mesma

Já percebeu que existe uma importância crescente em ter uma bo senha para aceder aos seus dados pessoais online, contudo, deixamos-lhe 4 dicas que têm como intuito aumentar a segurança.

1 – Usar senhas aleatórias e diferentes entre si para cada site

Usar a mesma senha para diferentes contas, pode facilitar o processo de invasão do cibercriminoso. É importante criar várias senhas que sejam complicadas de descodificar.

2 – Usar um gestor de senhas para se lembrar das mesmas mais facilmente 

Todos os gestores de senhas respeitáveis criptografam seus bancos de dados com uma “senha mestre”. A senha mestre é mais segura do que as senhas normais, porque nunca é enviada para um servidor (apenas é utilizada no seu computador para criptografar o banco de dados.

3 – Fazer respostas para questões de segurança tão fortes quanto as senhas

Neste caso, pode até mentir nas respostas, o que pode tornar ainda mais difícil de serem adivinhadas por outras pessoas (contudo, convém que não se esqueça das mesmas)

4 – Usar uma autenticação de dois fatores 

O segundo fator está por norma vinculado ao seu telefone, o que significa que, mesmo que um invasor tenha a senha, eles não podem fazer login na conta a menos que eles também tenham acesso ao telefone da vítima.

Como vê, criar uma boa senha pode ajudar e muito a proteger os seus dados online, por isso é importante que não facilite estes acessos.