Como identificar um email falso

Como identificar um email falso

Nos dias que correm, são muitos os ataques informáticos que são desencadeados através da receção de um email falso.

Contudo, a verdade é que a grande maioria das pessoas abre um email sem olhar para o remetente, de forma a perceber se existe ou não algo duvidoso nesse mail.

Assim sendo, estes ataques (denominados de phishing) já são realizados tendo por base a premissa que a grande maioria das pessoas irá abrir o email sem ver se o mesmo tem ou não algo de suspeito.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas que vão ajudar a perceber como é que se parece um email falso. Saiba tudo de seguida.

4 dicas para reconhecer um email falso

A fraude online é cada vez mais comum e as técnicas para a criação de mensagens e sites enganosos estão cada vez mais sofisticadas. Assim sendo, saber como se proteger contra essas fraudes virtuais é importante de forma a não ter problemas no futuro.

Tenha em conta que este tipo de mensagem aponta na grande maioria das vezes para sites falsos ou páginas com miniaturas de fotos. Em todos os casos, tratam-se de arquivos maliciosos que recolhem informações importantes do seu computador e que podem depois ser utilizados contra si.

Desta forma, tenha em mente as seguintes questões que vão ajudá-lo a identificar um email falso.

1 – Solicitam que execute um software

É comum que esses softwares estejam hospedados em serviços de hospedagem gratuitos, o que ocorre com grande facilidade dada a grande disponibilidade deste tipo de serviço.

Desta forma, sempre que receber um email desconhecido que peça para fazer download e executar um ficheiro, apague logo o mesmo.

2 – Recorrem a engenharia social

Normalmente a mensagem associada a um email falso apela à autoridade, atribuindo o alerta a algum órgão de pesquisa (como é o caso das finanças ou segurança social), e os textos são incoerentes ou com assuntos que chamam a atenção.

3 – O email de origem é estranho

Por norma, as mensagens apresentadas têm o objetivo de parecer terem sido originadas pela entidade em questão.

Contudo, a maior parte das vezes os emails de origem além de serem diferentes do normal, podem ter um ou outro caracter que não é comum, por isso, estar atento é meio caminho andado para não ter problemas no futuro.

4 – Solicitam dados sensíveis

Outra da forma de perceber um email falso é que é comum que sejam solicitados dados sensíveis, tais como senhas pessoais e dados financeiros. Para aumentar o número de respostas, os criminosos tentam criar um senso de urgência para que as pessoas respondam imediatamente, sem pensar.

Normalmente, os emails falsos não são personalizados, enquanto as mensagens válidas de seu banco ou empresa de comércio eletrônico são.

Agora que já sabe 4 formas de perceber quando é que é um email falso, está na altura de ter algum cuidado com essa questão, para não cometer nenhum erro que possa comprometer o seu negócio.