Como é que o design Thinking pode ser importante nos serviços de TI

Como é que o design Thinking pode ser importante nos serviços de TI

Muito se tem ao longo dos últimos anos ouvido falar da área de design thinking, contudo, são ainda milhares as pessoas que não sabem do que se trata.

Hoje iremos explicar-lhe ao certo como tudo funciona, e como pode ser uma ferramenta importante não só na área de TI como em empresas que gerem produtos inovadores.

O que é o design thinking e como tudo funciona

As empresas estão a perceber que estamos diante de uma nova era, motivada pelo desenvolvimento digital.

Desta forma, o que a grande maioria já percebeu é que se quiserem manter-se competitivas a longo prazo, a inovação é sem dúvida o caminho a seguir.

De forma resumida, podemos dizer que o design thinking é uma abordagem que procura a inovação centrada nas pessoas e que utiliza ferramentas simples de design para integrar as necessidades dos utilizadores, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso de qualquer negócio.

Resumidamente, o design thinking ajuda as empresas a olhar para a inovação com uma abordagem diferente, na qual as pessoas, a tecnologia e os negócios convergem num objetivo comum.

O mesmo pode ser aplicado tanto a produtos e serviços como aos processos ou modelos de negócios.

Vantagens de utilizar o design thinking

Tal como dissemos anteriormente, o design thinking tem imensas vantagens para empresas que atuem em praticamente todas as áreas. Do nosso ponto de vista, as principais vantagens são:

1 – Tem um ótimo custo vs. benefício

A implementação desta metodologia na sua empresa não tem grandes custos associados.

O maior custo talvez seja o de alterar a cultura organizacional para implementar as práticas do conceito, visto que só assim será possível alcançar algum resultado. As perspetivas de sucesso são grandes, mas é preciso um esforço diário.

2 – Proporciona respostas

O Design Thinking incita diferentes estados mentais, o que pode auxiliar a resolução de diversos problemas que existem dentro do seu negócio. O desenvolvimento de pensamentos opostos é fundamental para quem quer alcançar soluções práticas.

Usando critérios práticos, é possível confrontar opções e testar cada uma delas individualmente de forma a se perceber o que é que terá efetivamente sucesso.

3 – Incentiva a criatividade

A metodologia é uma ferramenta que promove soluções e resolve problemas. A criatividade não é um dom que se aplica a determinado tipo ou grupo de pessoas. Ela está em todos e precisa ser continuamente alimentada. A criatividade pode ser a chave para um resultado inesperado, imprevisível e totalmente eficaz!

4 – Estimula a empatia

Ter empatia é identificar-se com o outro e sentir o que ele sente. O Design Thinking procura soluções que incentivem a resolução rápida de contratempos sob uma ótica mais empática. Essa é uma de suas maiores vantagens para as empresas.

Agora que já sabe o que é o design thinking e como é que esta estratégia funciona, está na hora de analisar e perceber como é que o seu negócio poderá beneficiar da mesma.