fbpx
Cibersegurança – Sabe mesmo se o seu acesso é seguro?

Cibersegurança – Sabe mesmo se o seu acesso é seguro?

Cibersegurança - Sabe mesmo se o seu acesso é seguro?Cada vez mais se fala em cibersegurança, tendo em conta que os ataques informáticos têm aumentado de forma exponencial.

Contudo, a verdade é que muitas pessoas ainda não ligam (como deveriam) à segurança informática. Desta forma, hoje resolvemos dar-lhe uma ajuda para perceber se o seu acesso é seguro, e damos-lhe também algumas dicas de segurança que deverá implementar.

Saiba tudo de seguida.

Cibersegurança – Porque é que é tão importante

Nos dias que correm, tanto empresas como consumidores gerem todos os seus acessos através de um computador ou de um smartphone.

Contudo, a verdade é que isso para os hackers é algo extremamente proveitoso, o que tem vindo a proporcionar um aumento exponencial dos ataques informáticos. Na grande maioria, os ataques têm como principal intuito o bloqueio ou roubo de informação, seguidos de um pedido de resgate.

Assim sendo, e de forma a estar prevenido, é importante que perceba (através de uma análise exaustiva) se a sua empresa é ou não segura e se se encontra protegida contra estes ataques.

De seguida, indicamos-lhe alguns métodos de prevenção, que deve implementar na sua empresa, a todos os equipamentos informáticos disponíveis.

1 – Implementar uma autenticação robusta

Utilizar senhas robustas e que sejam difíceis de decifrar são boas maneiras de impedir o acesso não autorizado aos equipamentos da sua empresa.

Uma outra opção, poderá ser optar por uma autenticação multifatorial (você exigirá outro fator de desbloqueio antes de conceder acesso, como uma senha temporária para usar uma única vez (OTP), um Certificado Digital ou a leitura de impressão digital) para dificultar ainda mais os acessos por parte de hackers.

2 – Tenha uma conexão de internet segura

Todas as empresas deveriam ter uma conexão Wi-Fi segura, sólida e confiável. Os escritórios modernos usam uma conexão WPA2, que criptografa dados transmitidos entre a rede e o pessoal autorizado, impedindo que aqueles que não possuem autorização usem a rede.

No entanto, a verdade é que muitas empresas ainda utilizam uma conexão Pessoal de WPA2.

Assim sendo, perceba qual o tipo de conexão que tem na empresa, e caso seja necessário, faça uma atualização.

3 – Dê uma breve formação aos seus funcionários

É importante que todos os colaboradores saibam quais as ameaças que existem e como podem proteger os seus dispositivos de trabalho.

Desde identificação de e-mails phishing até administrar o uso de senhas corretamente, garanta que seus colaboradores estão instruídos na arte de deter hackers.

Uma vez por ano, junte todos os colaboradores e discutam dicas de cibersegurança, que serão úteis não só para a empresa, como também para a sua vida e o seu dia a dia.

Agora que já sabe porque é que é tão importante apostar em cibersegurança, verifique se a sua empresa é efetivamente tão segura como você pensa.

Além de tudo, lembre-se sempre de realizar um backup dos seus dados, de forma a que não corra o risco de perder informação importante.

Se precisar e alguma ajuda ou apoio, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.