3 dicas para manter o seu site protegido de um ataque virtual

3 dicas para manter o seu site protegido de um ataque virtual

Estamos numa era cada vez mais digital, e por esse motivo, manter o seu site protegido contra um ataque virtual é algo imprescindível para a segurança do seu próprio negócio.

A internet é cada vez mais o maior meio de comunicação, além de ser também o maior difusor de informação a nível mundial.

Desta forma, quer tenha um negócio grande ou pequeno, saiba que existe sempre a possibilidade de o seu site ser vitima de um ataque virtual.

Desta forma, hoje vamos dar-lhe algumas dicas simples que o vão ajudar a manter o seu site protegido.

Como manter o site protegido de um ataque virtual?

É importante ter em mente que várias coisas podem acontecer se o seu site for vitima de um ataque virtual, sendo que isso varia de acordo com o tipo de hacker que atacar o mesmo.

Existem alguns hackers que apenas atacam sites de grandes dimensões para mostrar que são capazes de o fazer (ou seja, simplesmente por diversão), contudo, muitos outros fazem-no para libertar informações pessoais de clientes ou simplesmente para retirar o site do ar durante algum tempo.

Mas, saiba que existem diversas práticas que podem ser tomadas de forma a proteger o seu site contra ataques virtuais indesejados.

Conheça-as de seguida.

1 – Utilize uma password segura

Um dos primeiros passos a dar na proteção do seu site, passa pela criação de uma password que seja segura, e que contenha letras (maiúsculas e minúsculas), números, caracteres especiais…

Lembre-se também que uma boa password tem um significado aleatório, e por esse mesmo motivo não deve utilizar datas ou palavras que seja demasiado óbvias.

Além disso, nunca utilize a mesma password para serviços distintos, ou seja, não deve usar a mesma pass para as suas contas pessoais, perfis de redes sociais, emails ou qualquer outro tipo de plataforma que utilize.

2 – Tenha cuidado com os documentos

Sabemos que muitas vezes os empresários colocam documentos da empresa (ou mesmo pessoais) em drives e pastas partilhadas no seu computador.

Pois bem, tenha imenso cuidado com o local onde guarda os documentos que contém os dados dos cartões de crédito e cartões multibanco, pois os mesmos podem ser facilmente utilizados para fazer compras indevidas.

Quanto menos sites tiverem os seus dados pessoais ou empresariais, menos hipóteses você tem de os mesmos serem mal utilizados.

3 – Faça backups frequentes ao seu site

Pois bem, pode parecer estranho, contudo, se o seu site é frequentemente alimentado com novos conteúdos, é importante que faça backup ao mesmo.

Várias plataformas permitem a realização desse backup, garantindo que no caso de alguma coisa aconteça com o seu site e o mesmo for eliminado, é possível colocar online com as mesmas informações que tinha anteriormente.

Como vê, manter o seu site protegido contra ataques virtuais não é assim tão complicado como pode à primeira vista parecer. Garanta essa proteção e garanta a segurança do seu negócio.