fbpx
Sistema informático – O que deve fazer para o mesmo funcionar melhor?

Sistema informático – O que deve fazer para o mesmo funcionar melhor?

Todas as empresas têm um sistema informático que utilizam para prestar os seus serviços aos clientes ou mesmo para controlar diversas vertentes dos seus negócios.

Contudo, a verdade é que nenhuma se encontra isenta de ver o sistema deixar de funcionar de uma hora para a outra, acabando por transtornar imenso o negócio (uma vez que algumas paragens são bastante demoradas).

Assim sendo, hoje damos-lhe algumas dicas que vão ajudar ao melhor funcionamento do seu sistema informático. Como é óbvio, as mesmas não vão impedir nenhuma falha, mas vão minimizar o risco.

Como fazer o seu sistema informático funcionar melhor?

Muitas vezes ocorrem falhas (ocorrência de eventos fora dos parâmetros desejados) nos sistemas informáticos porque os mesmos têm deficiências sob o ponto de vista da segurança ou porque a manutenção dos mesmos não é feita da forma mais correta.

Assim sendo, existem diversas formas de minimizar a ocorrência das falhas informáticas.

Por exemplo, as falhas de hardware podem ser reduzidas através do aumento de qualidade dos componentes inseridos (ou da aquisição de produtos de qualidade superior), da análise do ambiente, da manutenção frequente, estabilidade da alimentação elétrica do local onde estão instalados e também com as UPS’s utilizadas.

Já as falhas de software do sistema informático são muitas vezes a consequência da instalação de softwares que ainda têm bugs. Assim sendo, de forma a manter o sistema estável, é importante que evite a instalação de programas demasiado recentes e pouco testados.

Contudo, é também importante salientar que as falhas também podem ser provocadas pelos utilizadores (autorizados ou não, intencionalmente ou não).

Assim sendo, e de forma a evitá-las, são definidos mecanismos de controlo de acessos e definição de direitos/permissões aos utilizadores. No caso dos servidores de ficheiros, estes mecanismos são relativamente simples e reduzem-se à definição de direitos sobre os ficheiros.

Contudo, num sistema operativo “multi-user” este controlo estende-se à execução das aplicações, nomeadamente controlando o acesso à memória central e aos sistemas.

Se existir uma politica de direitos correta onde cada utilizador apenas pode aceder a determinadas pastas que utiliza com frequência a possibilidade de o mesmo causar uma falha fica bastante mais reduzida.

Contudo, muitas vezes é o próprio administrador a causar problemas acidentalmente, uma vez que dispõe do livre acesso sobre todo o sistema.

Para que os direitos dos utilizadores possam ser implementados é necessário um mecanismo de autenticação fiável, geralmente baseado na combinação USERNAME (público) + PASSWORD (secreta).

Além disso, o acesso físico aos equipamentos deve ser evitado pois com o acesso de qualquer utilizador ao mesmo, é muito complicado criar as medidas de segurança necessárias para evitar as falhas.

Se quer manter o seu sistema informático seguro e com o mínimo de falhas possível, não hesite em contactar-nos, pois estamos ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional que necessite.