Login
Ransomware o que é e como pode afetar a sua empresa

Ransomware o que é e como pode afetar a sua empresa

É cada vez mais comum, ouvir diversas empresas a indicarem que foram vitimas de ataques de ransomware. No entanto, são ainda inúmeros os empresários que não sabem ao certo como é que estes ataques funcionam, e quais as suas implicações ao nível de funcionamento de uma empresa.

 

Hoje iremos explicar-lhe o que necessita saber, e quais as melhores formas de se proteger de um ataque informático.

 

Ransomware – Como pode afetar a sua empresa

 

Quando um utilizador suspeita que o seu computador foi infetado por algo, é comum que diga que o mesmo tem um vírus. No entanto, este é apenas um termo genérico para indicar que algo de errado se passa com um computador, ou com um parque informático inteiro.

 

No entanto, existem alguns tipos de vírus bastante específicos, como é o caso do malware, trojan, phishing, ransomware…

 

Este último, tem-se tornado uma prática imensamente comum, sendo que os ataques informáticos com recurso ao mesmo duplicarem em 2016 para 10,55%.

 

De forma simples, o que acontece é que um trojan é colocado dentro do seu computador, impedindo que consiga aceder a diversos documentos importantes ou funcionalidades do próprio dispositivo.

 

Por vezes, o ataque é de tal forma eficiente, que alguns documentos acabam por ser encriptados, tornando-se completamente inacessíveis. Nestas alturas, é comum que receba uma notificação a solicitar o pagamento de determinado valor para voltar a poder aceder aos seus documentos.

 

No entanto, é normal, que mesmo após esse pagamento, não consiga aceder à mesma ao ficheiro corrompido ou encriptado.

 

Como se proteger de um ataque informático

 

Numa altura em que a segurança informática começa a tornar-se uma das maiores preocupações por parte dos empresários em Portugal, saber como se proteger de um ataque informático de ransomware (ou qualquer outro) é essencial.

 

Desta forma, existem algumas práticas que embora não garantam que não irá sofrer nenhum ataque, minimizam os riscos e os seus danos. Conheça-as de seguida.

 

1 – Backups

 

Os backups são essenciais para que consiga recuperar qualquer dado que tenha sido danificado no seu computador ou no parque informático da empresa.

 

A Celerbit dispõe de diversos serviços que o ajudam na manutenção informática da sua empresa, assim como na realização de backups diários, para que não perca nada do seu trabalho.

 

2 – Antivírus atualizado

 

Outra das formas de se proteger de um ataque informático, passa essencialmente por ter o antivírus do computador instalado e atualizado.

 

É importante que opte por um de qualidade e não por uma versão gratuita de um site online.

 

3 – Cuidado com anexos de remetentes desconhecidos

 

Sempre que receber um email de um desconhecido, e que o mesmo traga anexado algum ficheiro ou um link que lhe possa parecer suspeito, não carregue no mesmo sem conhecer o seu destinatário.

 

Muitas vezes é desta forma simples que os vírus se instalam no seu computador.

 

Agora que já sabe o que é um ransomware, como é que o mesmo pode impactar de forma negativa o seu negócio, assim como as melhores soluções para prevenir ou recuperar-se deste tipo de ataques, solicite-nos um contacto, para que possamos fazer-lhe um orçamento de acordo com o seu tipo de negócio.

 

Lembre-se sempre que mais vale prevenir do que remediar, principalmente quando estamos a falar da segurança informática da sua empresa

Deixe um Comentário