Sabe como é que funciona o disaster recovery?

Sabe como é que funciona o disaster recovery?

A grande maioria dos empresários, quando cria uma empresa, sabe que a manutenção informática é essencial para o correto funcionamento da mesma. No entanto, são ainda muitos aqueles que não conhecem os potenciais perigos de não ter uma estratégia de disaster recovery.

 

Se não sabe do que se trata, não se preocupe, que iremos explicar-lhe tudo de forma simples, para que possa começar já hoje a precaver-se.

 

O que é o disaster recovery e a importância do mesmo para as empresas

 

Tal como o próprio nome indica, o disaster recovery é a capacidade de voltar a realizar qualquer operação de forma normal depois de um “desastre” acontecer.

 

Por desastre queremos dizer qualquer coisa, desde entornar café ou qualquer líquido em cima do computador, haver um erro grave no servidor ou mesmo uma inundação no seu escritório.

 

Embora possa parecer algo bastante alarmante, trata-se simplesmente de uma precaução que se torna bastante útil no caso de acontecer qualquer imprevisto que torne o seu parque informático inviável ou inutilizável.

 

Desta forma, vai poder colocar todas as informações importante para o correto desenvolvimento do seu negócio noutros computadores ou servidores, sem perder dados relevantes.

 

Para criar uma estratégia de disaster recovery, é importante que fale com o seu gestor informático (no caso de não ter nenhum poderá solicitar-nos um contacto que trataremos disso por si).

 

Pontos fundamentais para evitar perda de informação

 

De forma a evitar a perda de informação é necessário que tenha alguns serviços de manutenção informática, que são essenciais em caso de necessitar de um disaster recovery. Os dois essenciais são: Backup Online e a gestão/recuperação de servidores (físicos ou virtuais).

 

Saiba de seguida como funciona cada um.

 

1 – Backup Online das suas informações

 

O maior ativo de qualquer empresa são as informações que esta acumula durante os anos de trabalho. Assim sendo, a perda de dados e o downtime são dois dos maiores pesadelos existentes para qualquer empresário.

 

A Celerbit proporciona backups para Datacenter nacional com Software de Backups reconhecido, permitindo a realização de backups de todo o servidor e, posteriormente, fazer a recuperação de ficheiros específicos, ou se necessário, repor todo o servidor/informação a qualquer altura sem custos adicionados.

 

As principais vantagens são:

 

  • Recuperação de todo o servidor em alguns minutos;
  • Gestão remota de todos os backups;
  • Bastante seguro, devido essencialmente à encriptação de dados e ligações HTTPS.

2 – Gestão/recuperação de servidores

 

Ter uma empresa de helpdesk que trata de toda a gestão e recuperação de servidores no caso de algum erro informático acontecer, é essencial para que nunca perca acesso aos dados mais importantes do seu negócio.

 

Frisamos que pode optar por gerir o seu próprio servidor VPS Windows ou pode contratar a gestão do Servidor Windows, sem a necessidade de ter o mesmo alojado na empresa que trata da manutenção informática da sua empresa.

 

No entanto, salientamos que na Celerbit fazemos a gestão/recuperação e monitorização do seu servidor dedicado ou servidor virtual com o maior rigor e profissionalismo, independentemente da localização do mesmo.

 

As principais vantagens são:

  • Instalação/gestão do servidor;
  • Manutenção e atualização constante do mesmo;
  • Gestão de serviços;
  • Backups diários.

 

Agora que já sabe o que é um disaster recovery, e como é que se pode precaver no caso de ter problemas com o seu parque informático, solicite-nos um contacto no caso de necessitar de qualquer tipo de ajuda neste tipo de situação.