Manutenção preventiva – Quais as principais vantagens

Manutenção preventiva – Quais as principais vantagens

Cada vez mais a segurança informática é essencial para que a sua empresa funcione corretamente. Assim sendo, quando se trata do seu parque informático, a manutenção preventiva é sem qualquer dúvida um dos pilares base para o sucesso.

 

São ainda muitas as empresas, que optam apenas por contratar um serviço de manutenção informática, quando se encontram com problemas, no entanto, em muitos casos, acaba por não haver grandes alternativas, pois as informações e os equipamentos já não são passiveis de recuperação.

 

Conheça de seguida, as principais vantagens associadas a uma manutenção preventiva do seu parque informático

 

3 vantagens de uma manutenção preventiva do parque informático

 

De forma geral, a manutenção de equipamentos é algo essencial para qualquer empresa, no entanto, quando falamos da mesma, é importante ter em conta que existem duas formas distintas de a realizar:

 

  • Manutenção preventiva – É aquela que é realizada antes de acontecer qualquer tipo de problema, e que previne (na maior parte das vezes) erros que podem levar à perda de informação/equipamento essencial.
  • Manutenção corretiva – É aquela que ocorre depois de já ter havido um problema significativo nos equipamentos, sendo que na maior parte das vezes, já não é possível a recuperação do mesmo e das informações contidas.

 

A Celerbit trabalha tendo em conta a manutenção preventiva dos seus equipamentos e de todo o seu parque informático, fazendo com que em caso de acidente, todos os dados possam ser recuperados numa questão de poucos minutos.

 

Conheça de seguida, algumas das inúmeras vantagens deste tipo de manutenção informática.

 

1 – Custos mais reduzidos

 

Optar por este tipo de manutenção, tem um custo muito mais reduzido do que apenas atuar quando os erros já ocorreram.

 

Além de uma correta gestão de stock de equipamentos, corre menos riscos de perder dados importantes da sua empresa devido a erros informáticos e evita que os processos da sua empresa parem devido a problemas informaticos. Todos sabemos que recuperar horas ou semanas de trabalho é algo que não pode sequer ser monetariamente mensurável.

 

2 – Maior durabilidade de equipamentos

 

O facto de este tipo de manutenções ser programada, faz com que a médio/longo prazo os equipamentos tenham uma maior durabilidade. Isto acontece, porque é tudo analisado de forma frequente, havendo substituição de peças ou equipamentos completos, antes que os mesmos avariem.

 

Já imaginou a despesa de ter um dos seus colaboradores um dia inteiro sem fazer nada, porque o computador dele avariou? Pois bem, a manutenção preventiva impede (em 95% das vezes) que isso aconteça.

 

3 – Programação dos trabalhos de manutenção

 

Outra das vantagens passa essencialmente pela possibilidade de programação das intervenções informáticas.

 

Desta forma, tudo é atualizado e validado de acordo com um calendário que é estipulado entre o cliente e a empresa de informática. Desta forma, não existe a necessidade de realização de intervenções em pleno horário laboral, limitando a quebra de produtividade dos seus colaboradores ao mínimo possível.

 

Agora que já sabe as principais vantagens da manutenção preventiva, pondere seriamente optar por esta tipologia, pois vai ver que é bastante mais rentável.

 

Se precisar de algum esclarecimento adicional, ou de um orçamento personalizado, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição.