4 dicas para criar uma password segura

4 dicas para criar uma password segura

Cada vez mais, criar uma password segura para os seus acessos online é essencial para que consiga proteger-se de possíveis acessos indesejados.

 

Assim sendo, hoje iremos deixar-lhe algumas dicas para que consiga criar uma password que ninguém irá conseguir decifrar.

 

Como criar uma password segura para os seus acessos online

 

Cada vez mais temos contas criadas em redes sociais, logins em lojas online que são do nosso interesse e ainda temos acesso às contas bancárias. Tudo isto à distância de um único clique.

 

No entanto, com todo este facilitismo, houve uma quebra na segurança, e os nossos dados podem ficar facilmente expostos.

 

Desta forma, é importante que tenha uma (ou várias) password segura para que seja um pouco mais complicado a realização de acessos indesejados. Conheça algumas dicas que o vão ajudar.

 

1 – Siga os seguintes requisitos

 

Para que uma password seja segura, é necessário cada vez mais seguir um conjunto de requisitos que têm como principal intuito dificultar acessos indesejados seja ao seu computador pessoal ou ao parque informático da empresa.

 

Assim sendo, é importante que tenha o seguinte em conta quando criar a sua password:

 

  • Deve ter no mínimo 8 caracteres;
  • Deve conter pelo menos uma letra maiúscula e uma letra minúscula;
  • Deve conter pelo menos um algarismo e um caracter especial (# % & > _ – |…);
  • Não deve repetir caracteres;
  • Não deve conter sequências alfanuméricas;
  • Não deve conter sequências de teclado (qwerty).

 

2 – Não altere a sua password com frequência

 

Embora alterar as suas passwords com frequência seja um conselho dado por inúmeras pessoas, a verdade é que o mesmo está pouco correto.

 

Ao realizar esta prática, é provável que acabe por escolher passwords pouco seguras e de fácil memorização. Opte por uma boa password e altere a mesma apenas quando existe necessidade de o fazer.

 

3 – Não seja muito óbvio

 

Vários estudos demonstram que muitas pessoas utilizam passwords como: 123456, 12345678, 123456789, password, qwerty, 1234abcd…

 

Estas passwords são tudo menos seguras, pois são logo as primeiras que qualquer pessoa que queira aceder a dados seus vai experimentar.

 

No entanto, é também pouco aconselhável que evite nomes próprios, nome de parentes ou namorados, nome do animal de estimação, datas de nascimento ou de eventos importantes da sua vida.

 

4 – Escolha algo pessoal

 

Sem ser óbvio, existem imensas formas de tornar a sua password segura e praticamente inacessível a qualquer hacker informático.

 

Uma forma simples pode ser misturar os nomes de alguém importante para si ou de uma comida que adore.

 

Não se esqueça de colocar pelo menos uma letra maiúscula e um caracter especial de forma a reforçar ainda mais a segurança.

 

Agora que já conhece 4 dicas para criar uma password segura, está na altura de rever todas as suas passwords e torná-las menos acessíveis a pessoas indesejadas.

 

Se tem uma empresa, é também importante que periodicamente solicite ao seu assistente de informática que analise vírus e bugs, pois os mesmos são a porta de entrada de vários problemas que podem deixar a sua empresa parada por falta de segurança.

 

Se precisar de algum apoio informático ou de subcontratar uma empresa perita em segurança informática, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.