Segurança informática da empresa – Dicas para melhorar

Segurança informática da empresa – Dicas para melhorar

Cada vez mais as empresas optam por melhorar a sua segurança informática, de forma a evitar que hajam problemas que resultem na perda de informação importante ou que impeçam os seus colaboradores de desempenharem corretamente as suas funções.

Hoje resolvemos dar-lhe 5 dicas que vão ajudar a que o seu parque informático se manha com um ótimo nível de segurança. Conheça-as de seguida.

 

5 dicas para melhorar a segurança informática da sua empresa

 

Não é incomum que se ouçam nas notícias diversas informações de contas bancárias ou empresas hakeadas. Assim sendo, uma vez que é melhor prevenir do que remediar, é importante que conheça algumas dicas simples e práticas para manter a sua rede informática segura.

 

1 – Atualizações constantes

 

Uma das melhores formas de manter a segurança informática da sua empresa, passa essencialmente por manter sempre o Windows e os restantes programas que tem instalados atualizados.

 

Desta forma, vai ser mais complicado que haja uma exploração das falhas ou bugs dos softwares por parte de vírus ou malwares.

 

2 – Mantenha os antivírus atualizados

 

Outra forma de manter todo o parque informático da sua empresa seguro, passa essencialmente por apostar num bom antivírus, spyware e firewall.

 

Anualmente, adquira um bom antivírus (evite utilizar aqueles que são gratuitos e podem ser descarregados da internet), e faça o upgrade em todas as máquinas da empresa.

 

É importante que mensalmente faça também um check up a todas as máquinas de forma a validar se tem ou não algum vírus instalado.

 

3 – Não descarregue ficheiros de sites duvidosos

 

Sempre que necessitar de instalar uma nova aplicação, faça-o diretamente do site oficial. Por exemplo, tem uma impressora HP e precisa de atualizar as drives da mesma. Vá diretamente ao site da marca e retire-as de lá ou contacte-te o seu fornecedor de serviços informáticos (como é o caso da Celerbit) que ele trata de toda a atualização.

 

Nunca faça esse download de sites como o baixaki ou qualquer outro, pois os mesmos normalmente trazem agregados vários vírus que podem danificar o computador, torná-lo mais lento e em último caso bloquear-lhe os softwares que estão instalados no computador.

 

4 – Não abra emails de origem duvidosa

 

O seu email pode ser uma grande fonte de propagação de vírus para o seu computador. Assim sendo, se quer manter a segurança informática da sua empresa, tenha cuidado ao abrir links de emails que desconhece.

 

Em muitos casos são malwares específicos que podem infiltrar-se no computador (ou qualquer outro dispositivo onde o tenha aberto) ganhando acesso aos seus dados confidenciais (como passwords e senhas bancárias).

 

5 – Apague os programas que não usa

 

Quanto mais programas estiverem instalados num computador, maior a probabilidade de o mesmo ser infetado por algo.

 

Assim sendo, se retirou um programa de internet, mas já não o utiliza, opte por eliminar o mesmo, aumentando assim o seu nível de segurança.

 

Lembre-se sempre que o parque informático da sua empresa é essencial para o correto desenvolvimento do seu negócio. Se o mesmo estiver constantemente com problemas, terá de despender imenso tempo na sua resolução.

 

Assim sendo, uma boa opção para melhorar a segurança informática da empresa, passa por subcontratar os serviços de helpdesk a uma entidade como a Celerbit, delegando assim tudo o que seja questões informáticas.

 

Se tiver alguma dúvida ou questão relativamente a este assunto, não hesite em contactar-nos, pois estamos inteiramente ao seu dispor.